Quem tem síndrome de SAF pode engravidar?

Quem tem SAF pode engravidar?

A gravidez na paciente com SAF é considerada de alto risco, e o acompanhamento pré-natal deverá ser realizado de forma a eliminar ou minimizar fatores de risco concomitantes para trombose.

Qual o tratamento para SAF na gravidez?

O tratamento da SAF na gravidez consiste no uso de heparina de baixo peso molecular (HBPM) e aspirina em baixa dosagem. A dose para anticoagulação depende da presença ou ausência de trombose prévia e do tipo de morbidade obstétrica.

O que a SAF pode causar?

A síndrome do anticorpo antifosfolipíde (SAF) pode causar trombose (coágulos) nas artérias ou veias, sendo uma das principais causas de aborto recorrente e também de acidente vascular cerebral (AVC) em jovens. Estima-se que 1 em cada 5 pessoas que tiveram um AVC antes dos 40 anos pode ter SAF.

Quem tem SAF tem lupus?

Atualmente, a SAF é clinicamente definida por tromboses recorrentes, arteriais ou venosas, perdas fetais de repetição e; laboratorialmente pela presença de anticorpos antifosfolipídeos (aPL), a saber: anticardiolipina (aCL), anti-beta2 glicoproteína1 (B2GP1) e o Lúpus Anticoagulante (LAC).

Quem tem SAF pode comer o quê?

SÍNDROME ANTIFOSFOLÍPIDE (SAF)

Alimentos ricos em vitamina k Alimentos pobres em vitamina k
Fígado, miúdos em geral, atum em óleo Leite desnatado, iogurtes desnatados e queijos brancos
Óleos vegetais em geral Cereais integrais, matinais e barra de cereais

Quem tem SAF pode fazer laqueadura?

Você pode fazer a laqueadura mas corre risco de eventos tromboembolicos. Existem métodos anticoncepcionais de longa duração como o DIU de cobre, implante e DIU hormonal que lhe oferecem uma anticoncepção efetiva e reversível, com risco de falha muito baixo, e sem risco de trombose.

O que é SAF na gestação?

A Síndrome Antifosfolípides (SAF) é uma trombofilia adquirida que acarreta, às suas portadoras, baixos índices de sucesso na gestação (20%), na ausência de terapêutica adequada.

Que especialista trata a síndrome SAF?

A SAF pode acontecer em qualquer idade e em ambos os sexos, no entanto é mais frequente em mulheres entre os 20 e 50 anos. O tratamento deve ser estabelecido pelo clínico geral ou reumatologista e tem como objetivo prevenir a formação de trombos e evitar complicações, principalmente quando a mulher está grávida.

Como descobrir se tenho SAF?

Os principais sinais e sintomas da SAF estão relacionados às alterações no processo de coagulação e à ocorrência de trombose, sendo os principais:

  1. Dor no peito;
  2. Dificuldade para respirar;
  3. Dor de cabeça;
  4. Náusea;
  5. Inchaço dos membros superiores ou inferiores;
  6. Diminuição da quantidade de plaquetas;

Quem tem SAF aposenta?

Quando o paciente se encontrar incapacitado para realizar suas atividades por mais de 15 dias corridos, é possível que recorra ao auxílio-doença. Esse benefício corresponde a uma renda mensal condizente a 91% do salário do paciente e deve ser requerido pelo site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Qual a diferença entre SAF é lúpus?

A SAF pode ser primária, quando aparece isolada e que corresponde à maioria dos casos; ou secundária, quando conjuntamente presente com outra doença, mais comumente o lúpus eritematoso sistêmico (LES). A doença, seja ela na sua forma primária ou secundária, predomina no sexo feminino.

Quem tem anticoagulante lúpico tem lúpus?

O anticorpo anticoagulante lúpico é pesquisado por testes funcionais e o anticorpo anticardiolipina, através de ELISA. A presença de anti-Ro indica risco aumentado para lúpus neonatal e associação com lesões cutâneas e síndrome de Sjögren.

Quais alimentos que inflamam as articulações?

Além da quantidade exagerada de açúcar, o ácido fosfórico contido nos refrigerantes deterioram as articulações aos poucos. Invista nos sucos e chás naturais, além da água para garantir a hidratação. A cafeína não é uma boa ideia paa quem quer amenizar as dores inflamatórias.

Quem tem SAF pode tomar vitamina D?

Os pacientes com SAF ainda podem apresentar anemia e osteoporose, devido ao anticoagulante. Nesses casos, é recomendado seguir a orientação acima e acrescentar fontes de ferro, cálcio e vitamina D na dieta.