Tem rio em Itabuna?

Qual o rio que passa na cidade de Itabuna?

rio Cachoeira
O rio Cachoeira não é apenas uma referência geográfica, mas também uma herança histórica. Pelas suas margens, adentraram-se os desbravadores como Félix Severino do Amor Divino e Manoel Constantino que deram origem à cidade de Itabuna.

Qual foi a maior enchente em Itabuna?

Enchente de 67 foi a maior, mas nao a unica, especial de historia de A Regiao. a causar estragos, destruir casas, levar móveis e matar gente e animais. A primeira grande enchente que se tem notícia em Itabuna, segundo dados do historiador José Dantas de Andrade, aconteceu em 1914.

Tem praia em Itabuna Bahia?

Alguns exemplos, como a Praia dos Milionários, Cururupe, Back Door e Batuba, estão entre as mais recomendadas. Na verdade, há muito o que ser explorado nessa faixa litorânea, e cada pedaço tem os seus encantos.

O que causou a enchente em Itabuna?

Na captação direta no Cachoeira, os painéis de energia elétrica foram afetados pela cheia do rio – as motobombas ficaram danificadas pelas baronesas que se enroscaram nas engrenagens e entupiram dutos que fazem a sucção da água. Com isso, o abastecimento em toda a cidade foi interrompido.

Como tá o rio Cachoeira?

O rio Cachoeira, na cidade de Iatbuna, é um dos mais atingidos pelas fortes chuvas no sul da Bahia. … De acordo com informações do governo da Bahia, 19 cidades estão sendo atingidas pelas fortes chuvas e 66 estão em situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil, 286 pessoas estão feridas e 17 morreram.

Quais são os principais rios do Estado da Bahia?

Em termos naturais, as principais bacias hidrográficas do território baiano são a bacia do rio São Francisco, a bacia do rio Paraguaçu, a bacia do rio Subaé, a bacia do rio de Contas, a bacia do rio Jequitinhonha, a bacia do rio Jequiriçá, a bacia do rio Mucuri.

Qual a maior enchente na Bahia?

Itabuna (BA) registra maior enchente desde 1960 após temporais no estado

  • JR na TV.
  • 08/01/2022 – 21h48.

8 de jan. de 2022

Onde teve enchente na Bahia?

Dos 141 municípios afetados pelas chuvas, 132 declararam situação de emergência. Além de São Félix do Coribe e Ubaitaba, outras 11 cidades registraram mortes em decorrência das enchentes.

O que tem para fazer em Itabuna?

Atrações classificadas usando dados do Tripadvisor, incluindo avaliações, pontuações, fotos e popularidade.

  1. Catedral de São José …
  2. Centro De Reabilitacao Reserva Zoobotanica. …
  3. Monumento Saga Grapiuna. …
  4. Centro de Cultura Adonias Filho – Teatro. …
  5. Museu Casa Verde. …
  6. Rio Cachoeira. …
  7. Shopping Jequitibá …
  8. Academia Clin Fitness.

Qual o melhor bairro de Itabuna?

De acordo com os pesquisadores, foi realizado o mapeamento de 47 bairros de Itabuna, com base em dados dos setores censitários do IBGE, 2010 e o Zildolândia, bairro mais rico da cidade, tem uma renda média 31,7 vezes (R$ 2.126,98) maior que a do Nova Califórnia (R$ 67,07), que ocupa o último lugar (47ª colocação).

O que causou a inundação na Bahia?

A tragédia baiana foi deflagrada por um fenômeno chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), colossal canal de umidade trazida do mar que “estaciona” sobre determinadas áreas, causando chuva intensa e inundação por dias.

Como começou a enchente na Bahia?

Ainda que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) tenha afirmado que as fortes chuvas que atingiram diversas cidades na Bahia foram causadas pela zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS), para especialistas em meteorologia, há pelo menos três fatores que podem ser associados à alta intensidade das chuvas …

Como está a situação da enchente na Bahia?

Segundo o governo estadual, 141 municípios foram afetados pelas chuvas. Do total, 132 estão em situação de emergência. 629 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelas inundações. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de dezembro de 2021 é considerado o mais chuvoso em 15 anos.

Como está a enchente na Bahia?

2021). A região enfrenta fortes chuvas desde novembro. Imagens compartilhadas pelo governo da Bahia mostram áreas totalmente imersas em Ilhéus, cidade de 160 mil habitantes. Segundo a Defesa Civil, são cerca de 4.200 desabrigados e mais de 11.200 desalojados.