Quem tinham direitos políticos em Atenas?
Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.
Quem não tinha direitos políticos em Atenas?
Cidadãos: grupo de pessoas nascidas em Atenas e de pais atenienses. Tinham direitos políticos e direito à propriedade. Metecos: nascidos em outras cidades e considerados estrangeiros por isso. … Não tinham posses, nem direitos políticos.
Quais grupos eram excluídos das decisões políticas?
A principal delas é que apenas os considerados cidadãos possuíam direitos políticos. Para ser cidadão, era necessário ser homem, filho de pais atenienses, livre e maior de idade. Dessa forma, mulheres, crianças, escravos e estrangeiros estavam excluídos das decisões políticas.
Quem tinha direito de votar em Atenas?
Apenas os ditos cidadãos atenienses é quem tinham direito a se expressar na Assembleia e a votar, estavam excluídos desta categoria, mulheres, escravos e estrangeiros, os que não tinham terras e os homens com menos de 20 anos.
Quem tinha direitos plenos em Esparta?
Os esparciatas, por sua vez, eram a classe dos cidadãos espartanos. Eles formavam a aristocracia em Esparta e somente eles tinham direito de participar da política na cidade.
Quem era as pessoas que não podiam participar das decisões políticas?
Escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas. … A isegoria, a isonomia e a isocracia eram traços fundamentais do regime democrático ateniense. Todos tinham o direito à palavra, a igualdade perante a lei, e a igual participação no exercício do poder.
Quem eram as pessoas que não podiam participar das decisões políticas?
Escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas. … A isegoria, a isonomia e a isocracia eram traços fundamentais do regime democrático ateniense. Todos tinham o direito à palavra, a igualdade perante a lei, e a igual participação no exercício do poder.
Quem não era considerado cidadão na cidade de Atenas?
Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Assim, estes grupos não tinham direitos políticos e participação nas decisões da comunidade. Para os gregos, a cidadania era um bem inestimável.
Quais eram os grupos excluídos?
Os excluídos sociais, geralmente são minorias étnicas, culturais e religiosas. Como exemplos, temos os negros, índios, idosos, pobres, homossexuais, toxicodependentes, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, dentre outros. Observe que essas pessoas ou grupos sociais sofrem muitos preconceitos.
Quais pessoas podiam votar em Atenas?
Podiam participar somente os cidadãos livres e com direitos políticos (pois eles poderiam ser perdidos), nascidos em Atenas, maiores de 30 anos e filhos de pai ateniense, e a partir de 451 a.C., aqueles que fossem filhos de pai e mãe atenienses.
Podia votar na democracia ateniense?
Em Atenas, somente os cidadãos atenienses podiam participar das assembleias e votar. … – Ser nascido em Atenas (estrangeiros não participavam da democracia).
Que grupo social tinha direitos políticos em Esparta que grupos eram excluídos desses direitos?
A sociedade espartana estava dividida entre os que participavam da vida política – como os espartanos que compunham a máquina do estado – e os que não possuíam direitos políticos: os hilotas e os periecos.
Quem fundou a cidade de Esparta?
Os dórios invadiram a região e fundaram Esparta por volta do século IX a.C. e transformaram a população local em hilotas, ou seja, em servos. Os espartanos tornaram-se grandes proprietários de terras.
Quem não podia participar das decisões políticas de Roma?
Os cidadãos de Roma Já os não cidadão não-livres, estavam os escravizados. Estes poderiam ser prisioneiros de guerra, ou cidadãos que contraíssem dívidas públicas.
Comentários