Quem foi Castro Alves e o que ele defendia?
Castro Alves é a maior figura do Romantismo. Desenvolveu uma poesia sensível aos problemas sociais de seu tempo e defendeu as grandes causas da liberdade e da justiça. Denunciou a crueldade da escravidão e clamou pela liberdade, dando ao romantismo um sentido social e revolucionário que o aproximava do Realismo.
Quem foi Castro Alves e quais são as suas principais obras?
Nasceu em Muritiba, no estado da Bahia, em 1847, e morreu em Salvador, no ano de 1871. É conhecido como o “Poeta dos Escravos”, em função de suas poesias de cunho abolicionista. O escritor também escreveu poemas de amor, mas sua poesia de cunho social fez dele o principal nome da terceira geração romântica.
Quem foi Castro Alves na literatura?
Castro Alves, como é mais conhecido Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), foi um poeta da terceira geração do Romantismo brasileiro. Ele recebeu a alcunha de “poeta dos escravos”, já que, em suas obras, defendia a abolição da escravatura com poemas efusivos e bastante apelativos.
Qual era o objetivo de Castro Alves?
O “poeta dos escravos” foi um poeta sensível aos graves problemas sociais do seu tempo. Expressou sua indignação contra as tiranias e denunciou a opressão do povo. A poesia abolicionista é sua melhor realização nessa linha, denunciando energicamente a crueldade da escravidão e clamando pela liberdade.
Quais as principais lutas sociais das quais Castro Alves fez parte?
Castro Alves foi um poeta muito consciente do contexto social e político do século XIX. Era um entusiasta da luta pela liberdade e pela justiça, conceitos necessários em um país ainda marcado pelo regime escravocrata.
Quem foi o grande amor de Castro Alves?
Recife, 1866. O jovem poeta Castro Alves conhece a renomada atriz portuguesa Eugênia Câmara e se apaixona perdidamente.
Quais são as poesias de Castro Alves?
12 grandes poemas de Castro Alves
- O navio negreiro (trecho) ‘Stamos em pleno mar… …
- Ode ao dois de julho (trecho) recitado no Teatro de S.Paulo. …
- Canção do africano (trecho) Lá na úmida senzala, …
- O livro e a América (trecho) …
- Pedro Ivo (trecho) …
- O gondoleiro do amor. …
- Adormecida (trecho) …
- Onde estás (trecho)
Qual seria o objetivo de Castro Alves ao escrever esse poema em 1870?
Escrita em 1870 na cidade de São Paulo, a poesia relata a situação sofrida pelos africanos vítimas do trafico de escravos nas viagens de navio da África para o Brasil. Ela é dividida em seis partes com metrificação variada.
O que Castro Alves fez a favor da abolição?
Era conhecido por ser um poeta defensor das causas abolicionistas; seus poemas sobre a escravidão eram exaltados em festas e reuniões. Durante este período, Castro Alves conheceu a atriz portuguesa Eugênia Câmara, com quem manteve um relacionamento durante cinco anos.
Como Castro Alves descreve a mulher?
Primeiramente, o crítico-literário, mostrando, por um lado, que o poeta, como os românticos ortodoxos, representa literariamente a mulher como alguém distante e inatingível, e, por outro, que ele também a representa como objeto de desejo tangível e realizável, além de descrevê-la com matizes mais “realistas”.
Onde Castro Alves se destacou pela primeira vez escrevendo e recitando suas poesias?
Seu pai, médico e professor, fora convidado para lecionar na Faculdade de Medicina em Salvador, o que levou a família a mudar-se para a capital, em 1854, onde o poeta iniciou seus estudos no Ginásio Baiano, demonstrando desde cedo apreço e vocação pela poesia.
Quais os dois principais aspectos da poesia de Castro Alves?
Considerado um dos poetas brasileiros mais brilhantes, Castro Alves tem sua obra dividida em duas grandes temáticas: poesia lírico-amorosa e a poesia social e das causas humanas.
Qual foi o primeiro poema do autor Castro Alves contra a escravidão?
Data de 1863 a publicação de seu primeiro poema abolicionista, intitulado “A Canção do Africano”, publicado no jornal A Primavera.
Qual o objetivo do poema Navio Negreiro?
Nessa obra, Castro Alves relata as condições dos navios negreiros, os quais traziam escravos africanos para o Brasil. Sentimento de liberdade, nacionalismo ufanista, denúncia social e busca de uma identidade nacional, são algumas das principais caraterísticas da poesia abolicionista de Castro Alves.
Comentários