Quem foi Charcot e Breuer?

Quem foi Charcot para Freud?

Quem era o Professor Charcot? Freud estagiou no Hospital de Salpetriere, onde Charcot trabalhava e lecionava. Além disso, ele era conhecido por seus resultados no tratamento com pacientes histéricos. Charcot usava a Hipnose para conseguir acessar o inconsciente dos pacientes.

Qual era o método de Breuer?

O procedimento do método catártico é de denominação da psicanálise. Ele não tem o objetivo de curar os sintomas, mas saber o que eles têm a dizer. Na psicanálise, esse método ganha força quando Freud recusa o método hipnótico que Josef Breuer usava e retoma esse procedimento com uma nova técnica.

Quem foi Charcot e qual a sua importância para Freud na construção da psicanálise?

Jean-Martin Charcot foi um médico psiquiatra e neurologista francês, que viveu entre 1825 e 1893 e, apesar de ter realizado grandes pesquisas e ser considerado o fundador da moderna neurologia, é geralmente, mais associado pelas pessoas, de uma forma geral, aos temas da hipnose ou algo relacionado ao “tratamento dos …

Qual a importância de Breuer para a psicanálise?

Breuer e psicologia Foi a partir daí, e por meio de pesquisas futuras, que Josef Breuer estabeleceu quais seriam os fundamentos da psicanálise. Ele é considerado o criador, no nível da psicologia, do método catártico , a partir do qual as patologias psíquicas da histeria podem ser tratadas.

O que chamou a atenção de Freud nos estudos de Charcot?

Charcot, por exemplo, não utilizava a hipnose para o tratamento da histeria, apenas para suas grandes demonstrações públicas de apresentação de doentes. A postura de Charcot impressionou Freud de tal maneira que seus planos de estudos em Paris se restringiram ao hospital no qual Charcot lecionava.

Porque Freud rompe com Charcot?

Assim como em seus hábitos ou em seu comportamento. Charcot deu o primeiro passo relevante em direção a um tratamento mais humanizado para as neuroses. Entretanto, a hipnose e a técnica da pressão por ele usadas ainda eram de forma arbitrária e autoritária. Dessa forma, Freud acaba rompendo com a influência de Chatcot.

Como era o método catártico?

Conforme o Dicionário de Psicanálisede Roudinesco (1998), o método catártico é o procedimento terapêutico pelo qual um sujeito consegue eliminar seus afetos patogênicos e, então, ab-reagi-los, revivendo os acontecimentos traumáticos a eles ligados. … A fala é o meio pelo qual estes afetos são eliminados.

O que é o método catarse?

Método utilizado para alcançar a ab-reação de um afeto, ou seja, a descarga emocional de um afeto sentido no passado, mas que no seu devido tempo não teve a reação necessária para o sujeito se libertar do conteúdo afetivo, que perdura assim no inconsciente.

Qual a influência de Charcot na formação de Freud?

Charcot utilizava a hipnose como método terapêutico para tratar a histeria e também outras perturbações psíquicas. Esse seu método influenciou diretamente nas descobertas de Freud.

Por que Freud na primeira lição de psicanálise da A Breuer o mérito de ter dado vida à psicanálise?

O que de mais importante nos proporcionou a observação de Breuer foi esclarecer as relações dos sintomas com as experiências patogênicas ou traumas psíquicos, resultado que não devemos deixar de focalizar agora sob o ponto de vista da teoria do recalque.

Como Charcot e Breuer influenciaram na teoria freudiana?

Charcot utilizava a hipnose como método terapêutico para tratar a histeria e também outras perturbações psíquicas. Esse seu método influenciou diretamente nas descobertas de Freud. … Para essa segunda forma de tratamento, Freud teve influência do médico Breuer.

Quando Freud estudou com Charcot?

Freud e Charcot. No outono de 1885, impaciente com o que ele poderia aprender em Viena, Freud viajou para Paris. Ele tinha ganhado uma bolsa para estudar com o renomado médico Jean Charcot, um dos maiores neurologistas da época.

Quando Freud trabalhou com Charcot?

Jean-Martin Charcot (1825-1893) teve uma influência notável sobre o jovem Freud, na medida em que até deu o nome de seu primeiro filho por causa dele. A estadia de Freud com Charcot por quatro meses entre 1885-1886 deixou uma impressão que levou algum tempo para desaparecer.

Qual foi a técnica desenvolvida por Freud ao abandonar a hipnose?

Depois de abandonar a hipnose, passou a utilizar a técnica da pressão, que consistia em pressionara testa do paciente e solicitar que, de olhos fechados, se concentrasse, a fim de recuperar a lembrança perdida.