Quem foi Doum de Cosme Damião?
Trata-se do Doum. Várias lendas explicam quem é a terceira criança. Uma delas conta que Cosme, Damião e Doum eram trigêmeos e que com a morte de Doum os outros irmãos se tornaram médicos para curar a todas as crianças, sempre de forma gratuita. Doum é considerado o protetor das crianças até sete anos de idade.
O que é Doum na Umbanda?
Essa criança é chamada de Doum ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos de idade, sendo ele o protetor das crianças nessa faixa de idade. Entre os adeptos da umbanda, reza a crença de que para cada dois gêmeos que nascem um terceiro não encarna neste mundo.
Quando Doum morreu?
Nas religiões afro-brasileiras, onde são sincretizados como entidades infantis, também são festejados em 27 de setembro….Cosme e Damião.
São Cosme e São Damião | |
---|---|
Morte | Egeia, Síria c. 303 |
Veneração por | Igreja Católica Igreja Ortodoxa Igrejas ortodoxas orientais Religiões Afro-Brasileiras |
Qual é o dia de Cosme Damião e Doum?
26 de setembro
Sincretismo religioso Os católicos comemoram a festa dos irmãos sempre no dia 26 de setembro. No entanto, as comemorações também são realizadas no dia 27. Isso porque Cosme e Damião também são celebrados pelos umbandistas.
Como é a história de Cosme Damião e Doum?
Várias lendas explicam eles eram trigêmeos, e que com a morte de Doum, os outros irmãos se tornaram médicos para curar a todas as crianças, sempre de forma gratuita. Doum é considerado o protetor das crianças até sete anos de idade. Cosme, Damião e Doum representam os erês.
Como são os filhos de Cosme e Damião?
Mesmo em circunstâncias difíceis, os filhos de Cosme e Damião parecem sempre irradiar alegria. São simples, generosos, altruístas, embora um tanto inconstantes, sinceros e justos. Têm grande apego à família e aos amigos, não raramente fazendo grandes sacrifícios para beneficiar a outros.
Qual a saudação para Cosme e Damião na Umbanda?
São homenageados aos domingos, recebendo como comidas rituais doces, bolinhos, balas, caruru de quiabos e vatapá. A ele são sacrificados frangos e frangas de leite. A saudação ao Ibêji é “Bejé ó ró! La ô!”
Qual o trabalho dos Erês?
Apaixonados por doces, esses pequenos de espírito infantil atuam na linha da direita, na Umbanda eles são da linha de Oxumaré, já no Candomblé os Erês são mensageiros do Orixá de cabeça de quem os invoca. Além de doce, eles também adoram brinquedos que correspondem à sua linha de atuação.
São Cosme e Damião dia 27?
O Dia de São Cosme e Damião é uma data comemorativa celebrada pelos cristãos católicos no dia 26 de setembro e pelas religiões de matriz africana no dia 27 de setembro. Cosme e Damião foram dois médicos árabes que prestavam seu serviço sem cobrar nada das pessoas. Foram martirizados por ser cristãos.
Porque dar doce no dia de Cosme e Damião?
Por que dar doce no dia de Cosme e Damião? Cosme e Damião eram gêmeos e médicos que curavam, sem cobrar. E os doces são distribuídos para manter a bondade e a caridade dos irmãos. Além disso, os santos agora estão ligados à infância, considerados protetores não só dos gêmeos, mas das crianças em geral.
Como saber se sou filho de Cosme e Damião?
Características dos filhos de Ibeji (Cosme e Damião) São simples, generosos, altruístas, embora um tanto inconstantes, sinceros e justos. Têm grande apego à família e aos amigos, não raramente fazendo grandes sacrifícios para beneficiar a outros.
São Cosme e Damião e da Macumba?
Em algumas tradições Cosme e Damião são os filhos gêmeos de Xangô e Iansã, irmãos de Dou, Alaba, Crispim, Crispiano e Talabi. Representam pureza, inocência e bondade. Com isso, os umbandistas realizam uma grande cerimônia dedicada a eles no 27 de setembro.
Como saudar Ibeji?
Sua saudação no Candomblé é “Onipé Ibéjì!” (Defensor gêmeo), já na Umbanda é Oni Beijada!
Como se cumprimentam na Umbanda?
Esquerda da Umbanda – saudação a outras entidades Por exemplo: 1- Dedos cruzados com as mãos voltadas para o chão realizando movimentos circulares. 2- Mãos encolhidas apontadas para o chão, encosta-se as costas das mãos uma na outra 3 vezes seguidas.
Comentários