Quem foi Dragão do Mar história?
Dragão do Mar, um jangadeiro que trabalhava no porto de Fortaleza, foi uma figura importantíssima nessa luta precursora. Ele liderou a última de quatro greves que os trabalhadores do porto realizaram em 1881. O movimento se recusava a transportar negros escravizados que seriam levados para outras províncias.
Quem criou o Dragão do Mar?
Paulo Linhares
Foi criado pelo então secretário da Cultura e atual Presidente do Instituto Dragão do Mar, o sociólogo e jornalista Paulo Linhares, durante a gestão do então Governador do Estado do Ceará, Ciro Gomes, na década de 90.
Quem liderou com o Dragão do Mar?
Francisco do Nascimento
Legado. Francisco do Nascimento é um símbolo da resistência popular cearense contra a escravidão, e foi homenageado pelo governo do Ceará, com seu nome dado ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, pelo que ele e seus colegas realizaram nome da liberdade, em 1881, na Praia de Iracema.
O que é um Jangadeiro?
Além da pesca, os jangadeiros do porto eram os responsáveis por levar a mercadoria da praia para o navio. Por isso a ação deles foi fundamental para o fim da escravidão. A primeira ação ocorreu em 27 de janeiro de 1881, com a participação de mil pessoas.
Por que Chico da Matilde?
Chico da Matilde contribuiu indiretamente com a primeira paralisação dos jangadeiros em janeiro de 1881, movimento que surgiu em diálogo com o movimento abolicionista do Ceará e tinha por objetivo impedir que cativos fossem levados para as embarcações.
Que homenagem à cidade de Fortaleza ofereceu a Dragão do Mar?
Inaugurado em abril de 1999, o complexo foi batizado de Dragão do Mar em homenagem ao histórico personagem que também era conhecido por Chico da Matilde, pescador símbolo do movimento abolicionista cearense, que, em 1881, recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.
Quem foi Chico da Matilde Dragão do Mar?
Líder jangadeiro e prático do porto de Fortaleza, Chico da Matilde teve um importante papel no movimento abolicionista do Ceará, ao liderar, em 1881, seus companheiros que se recusaram a embarcar no porto de Fortaleza os escravizados que seriam enviados às províncias do sul.
O que significa dragão no mar de Aracati?
Em 15 de abril de 1839, nascia em Aracati, no Ceará, Francisco José do Nascimento, o “Chico da Matilde”, que entrou para a história como o Dragão do Mar. …
O que significa Mahins?
Mahin é um nome predominantemente feminino, de origem Persa que significa “Ligada com a lua”.
Qual foi a ação que Francisco José do Nascimento tomou em 1881 para que acontecesse a abolição da escravidão no Ceará?
A ação iniciada pelo dragão do Mar foi tão importante que Angelo Agostini (desenhista ítalo-brasileiro) registrou o fato na capa da Revista Illustrada, com uma ilustração alegórica de Francisco Nascimento, com a seguinte legenda: “À testa dos jangadeiros cearenses, Nascimento impede o tráfico dos escravos da província …
Quais foram as homenagens prestadas ao Dragão do Mar?
Outras presenças marcantes foram o Maracatu Az de Ouro e o percussionista Descartes Gadelha. Calé Alencar aponta o quanto a causa defendida pelo Chico da Matilde segue inspiradora para o Ceará e o Brasil. Trazer a “cultura da maritimidade” presente na MPB representa um estatuto de caminhada pela liberdade.
Que contribuição Dragão do Mar fez para o Ceará que foi tão importante?
Em 15 de abril de 1839, nascia em Aracati, no Ceará, Francisco José do Nascimento, o “Chico da Matilde”, que entrou para a história como o Dragão do Mar. …
Quem foi Francisco do Nascimento e como ficou conhecido?
Francisco José do Nascimento também conhecido como Dragão do Mar, nasceu em 15 de abril de 1839 em Fortaleza. Líder jangadeiro, Prático Mor e abolicionista, participou ativamente do Movimento Abolicionista Cearense, organização do estado pioneiro na abolição da escravidão.
Quem é o Dragão do Mar de Aracati?
Em 15 de abril de 1839, nascia em Aracati, no Ceará, Francisco José do Nascimento, o “Chico da Matilde”, que entrou para a história como o Dragão do Mar. A proibição do tráfico intercontinental em 1850 havia fomentado o tráfico interprovincial de escravizados, principalmente entre norte/nordeste e sudeste.
Comentários