Qual é o mecanismo de ação do atenolol?

Qual o mecanismo de ação do atenolol?

O atenolol é um bloqueador beta-1 seletivo, ou seja, ele age predominantemente nos receptores beta-1. O alvo principal da sua ação é o coração. Como resultado do bloqueio dos receptores beta-1, o atenolol promove: Redução da frequência cardíaca.

Qual o mecanismo de ação do Propranolol?

É um bloqueador não seletivo (bloqueia B1 e B2). Diminui a frequência cardíaca (bloqueio B1), a pressão arterial (possivelmente por diminuir o débito cardíaco e a inibição da liberação de renina pelos rins). Funciona com antianginoso por diminuir a demanda de oxigênio pelo miocárdio.

Onde ocorre a absorção do atenolol?

A absorção do atenolol após a administração oral é aproximadamente 40-50%, com picos de concentração plasmática que ocorrem 2 – 4 horas após a administração da dose. Os níveis sanguíneos de atenolol são consistentes e sujeitos à pequena variabilidade.

Para que é indicado o atenolol?

Atenolol é indicado para pacientes com hipertensão arterial, angina pectoris (dor no peito ao esforço), arritmias cardíacas e infarto do miocárdio.

Qual é o mecanismo de ação do metoprolol?

Mecanismo de ação O metoprolol é um betabloqueador cardiosseletivo, o qual bloqueia os receptores adrenérgicos beta1 (que estão localizados principalmente no coração) em doses menores do que as necessárias para o bloqueio de receptores beta2, localizados principalmente nos brônquios e vasos periféricos.

Qual o mecanismo de ação da amiodarona?

A amiodarona é considerada um antiarrítmico de classe III pela classificação de Vaughan Williams. Isso significa que seu principal mecanismo de ação é pelo bloqueio de canais de potássio em células do marca-passo cardíaco.

Como agem os antagonistas propranolol )?

O propranolol é o protótipo dos betabloqueadores inespe- cíficos e, inicialmente, diminui a pressão arterial por dimi- nuir o débito cardíaco. A longo prazo, o débito cardíaco retor- na ao normal e a resistência periférica total diminui, manten- do a pressão arterial baixa.

Qual o mecanismo de ação dos beta bloqueadores?

Mecanismos de ação Os betabloqueadores agem bloqueando os receptores beta-adrenérgicos, inibindo as respostas cronotrópicas, inotrópicas e vasoconstritoras causadas pelas catecolaminas, epinefrina e norepinefrina.

Qual receptor do atenolol?

O atenolol é um bloqueador beta-1 seletivo (isto é, age preferencialmente sobre os receptores adrenérgicos beta-1 do coração), no entanto, a seletividade diminui com o aumento da dose.

Qual é o ético do atenolol?

Princípio Ativo: atenolol

Referência Princípio Ativo Similar Equivalente
Atenol atenolol Ablok
Atenol atenolol Angipress
Atenol atenolol Angipress
Atenol atenolol Angipress

Quais os efeitos colaterais do atenolol?

Bradicardia (batimentos lentos do coração), mãos e pés frios, alterações gastrointestinais e fadiga (cansaço).

O que fazer quando um hipertenso fica com a pressão baixa?

“Quem toma remédio para hipertensão e tem uma queda de pressão de maneira contínua, com sintomas frequentes de indisposição, mal-estar, tontura e fraqueza, deve procurar seu médico, pois pode ser necessário fazer ajustes na dosagem ou retirar temporariamente algum medicamento durante o verão”, recomenda Dr. Rocha.

Qual a função do medicamento metoprolol?

O tratamento anti-hipertensivo de longa duração com doses diárias de 100-200 mg de Succinato de Metoprolol tem demonstrado reduzir a mortalidade total, incluindo morte cardiovascular súbita, acidente vascular cerebral e eventos coronarianos em pacientes hipertensos.

Para que é indicado o metoprolol?

O tratamento anti-hipertensivo de longa duração com doses diárias de 100-200 mg de metoprolol tem demonstrado reduzir a mortalidade total incluindo morte cardiovascular súbita, acidente vascular cerebral e eventos coronarianos em pacientes hipertensos.