Qual o mecanismo de ação dos fibratos?

Qual o mecanismo de ação do Fibrato?

Os fibratos agem a partir da estimulação dos receptores nucleares ativados de proliferação dos peroxissomas-alfa, os conhecidos PPAR-a, levando ao aumento da produção e da ação da lípase lipoprotéica (LPL) e redução da apoproteína CIII (Apo CIII), mecanismos estes, que estimulam a lipólise dos TG das VLDL-colesterol ( …

Como o fenofibrato age no organismo?

O fenofibrato age na redução dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue. A ação deste medicamento está condicionada ao seu uso correto, conforme suas indicações e prescrição do médico, sendo que os efeitos benéficos poderão ser observados no decorrer do tratamento.

Qual é o mecanismo de ação dos inibidores da HMG-CoA?

O mecanismo de ação das estatinas é caracterizado pela inibição da enzima HMGCoA redutase, sendo essa inibição reversível e competitiva com o substrato da HMGCoA, que é o Mevalonato. Desta forma, ocorre a redução do colesterol.

Quais são os efeito dos fibratos sobre os lipídios sanguíneos?

Os fibratos reduzem os triglicerídios em cerca de 50%. Parecem que estimulam a lipoproteína lipase (LPL) endotelial, causando aumento na oxidação de ácidos graxos no fígado e nos músculos e diminuição da síntese hepática de VLDL. Também aumentam o HDL em até 20%.

Qual é o mecanismo de ação das resinas biliares?

Essas resinas ligam-se aos ácidos biliares no intestino e impedem sua reabsorção. Como esses ácidos são sintetizados pelo fígado a partir de colesterol, este é gasto. Ademais, a absorção de lipídios da dieta é diminuída, por ser feita junto com a dos ácidos biliares.

Qual o mecanismo de ação da niacina?

MECANISMO DE AÇÃO A niacina age inibindo a lipólise e liberação de triglicerídeos por inibir a lipase sensível a hormônio, reduzindo assim o transporte de ácidos graxos de cadeia livre para o fígado e, consequentemente, reduzindo a síntese de triglicerídeos hepáticos.

Qual o melhor horário para tomar fenofibrato?

Fenofibrato – Posologia Adultos: Tomar 1 cápsula de Fenofibrato, contendo 200 mg de Fenofibrato micronizado, a cada 24 horas (1 vez ao dia), durante o almoço ou jantar, fato que determina uma maior quantidade do fármaco disponível no organismo.

Qual a reação do fenofibrato?

O fenofibrato pode causar as seguintes reações adversas: Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e flatulência (gases), elevação de enzimas do fígado (chamadas transaminases) nos exames laboratoriais.

Qual a função da enzima HMG-CoA redutase?

O ponto de controle da síntese do colesterol é a enzima HMGCoA redutase que catalisa a redução de HMGCoA em mevalonato. A enzima é inibida pelo mevalonato e por alguns derivados do colesterol, sendo também regulada endocrinamente. O glucagon estimula a enzima, enquanto a insulina promove a síntese de colesterol.

Qual o mecanismo de ação da Sinvastatina?

Mecanismo de ação Após ingestão oral, a sinvastatina, que é uma lactona inativa, é hidrolisada no fígado para a forma beta-hidroxiácido ativo correspondente que possui uma atividade potente na inibição da HMG-CoA redutase (3 hidroxi-3-metilglutaril CoA redutase).

Quais são os efeitos colaterais do fenofibrato?

O fenofibrato pode causar as seguintes reações adversas: Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e flatulência (gases), elevação de enzimas do fígado (chamadas transaminases) nos exames laboratoriais.

Quais são os fibratos?

Fibratos: incluem o gemfibrozil e o fenofibrato. Os fibratos reduzem com sucesso os triglicérides, mas podem interagir de maneira perigosa com outras medicações para reduzir o colesterol.

Qual o mecanismo das resinas para diminuir os níveis de colesterol sanguíneo?

O mecanismo de ação das estatinas para obtenção da redução do colesterol se deve a inibição da enzima HMG-CoA redutase, por meio de uma afinidade destes fármacos com o sítio ativo da enzima (Figura 3). Esta inibição é reversível e competitiva com o substrato HMG-CoA3.

Qual o mecanismo de ação da ezetimiba?

A ezetimiba age inibindo a absorção de esteróis na borda vilosa das células entéricas por ação do seu metabólito glucuronideo, enquanto as resinas dificultam a reabsorção intestinal do colesterol por ligarem-se aos ácidos biliares aumentando sua excreção fecal.