Qual o mecanismo de ação dos antiarrítmicos?

Qual o mecanismo de ação dos antiarrítmicos?

Seu mecanismo consiste na inibição dos canais rápidos de sódio, impedindo a entrada de sódio durante a fase 0 do potencial de acção. Em certos indivíduos estes fármacos podem ter um efeito pró-arrítmico por prolongar do segmento ST ou por depressão da condução gerando reentrada.

Quais os farmacos antiarrítmicos?

Como exemplos de fármacos antiarrítmicos usados em urgências e emergências, destacam-se os seguintes:

  • Adenosina.
  • Amiodarona.
  • Beta-Bloqueadores: Propranolol.
  • Antagonistas dos Canais de Cálcio: Verapamil.
  • Digoxina.

29 de nov. de 2019

Qual o mecanismo de ação dos antiarrítmicos e Exemplique alguns fármacos que são considerados arrítmicos?

Fármacos antiarrítmicos da classe IV Esses fármacos deprimem os potenciais de ação dependentes de cálcio nos tecidos com canais lentos, diminuindo a frequência do automatismo e a velocidade de condução, prolongando a refratariedade.

Como se classificam os antiarrítmicos?

Considerando a atividade eletrofisiológica, na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais encontram-se as seguintes classes de antiarrítmicos: classe Ib (lidocaína); classe Ic (propafenona); classe II (betabloqueadores); classe III (amiodarona); e classe IV (verapamil).

Qual é o mecanismo de ação Antiarrítmico da lidocaína?

Mecanismo de ação: a lidocaína é um anti-arrítmico da classe IB de Vaughan-Willians. Tem ação direta nos tecidos cardíacos, particularmente na rede de Purkinje. Deprime a fase 0 da despolarização e pode encurtar o potencial de ação.

Quais os efeitos colaterais do antiarrítmicos?

Pode ser administrado por via oral, intramuscular ou endovenosa. O paciente em uso de procainamida pode apresentar, como efeitos colaterais: náuseas, vômitos, anorexia, diarreia, rush cutâneo, confusão mental, hipotensão, choque e alargamento do complexo QRS (traçado elétrico cardíaco).

Quais são os medicamentos betabloqueadores?

Os exemplos de bloqueadores com ASI são: acebutalol (seletivo) e pindolol (não seletivo). Já os betabloqueadores sem ASI são: atenolol, metoprolol, esmolol (seletivos), propranolol, timolol e sotalol (não seletivos).

Qual o melhor antiarrítmico?

A melhor opção são betabloqueadores, sendo verapamil/diltiazem ou propafenona o plano B para ESV e amiodarona ou sotalol para TVNS.

Qual o mecanismo de ação da adenosina e para que tipo de arritmia ela é utilizada?

Tratar a taquicardia supra-ventricular, um certo tipo de arritmia cardíaca. A Adenosina é um antiarrítmico. Funciona diminuindo a condução eléctrica do coração, diminuindo o ritmo cardíaco, ou para o normalizar.

Qual o mecanismo de ação da amiodarona?

A amiodarona é considerada um antiarrítmico de classe III pela classificação de Vaughan Williams. Isso significa que seu principal mecanismo de ação é pelo bloqueio de canais de potássio em células do marca-passo cardíaco.

É considerado antiarrítmico da classe 2 o fármaco?

O grupo de fármacos dos antiarrítmicos da classe II é constituído por antagonistas adrenérgicos beta que actuam nos receptores cardíacos do sistema nervoso simpático, reduzindo a actividade cardíaca.

O que é um antiarrítmico?

[ Medicina ] Diz-se de ou medicamento para tratar ou prevenir ritmos anormais do coração.

Como age a lidocaína?

Como age. o anestésico age bloqueando o impulso nervoso (a iniciação e a condução do impulso). O anestésico local diminui a permeabilidade da membrana neuronal aos íons sódio; a membrana fica estabilizada inibindo a propagação do impulso nervoso.

Qual o mecanismo de ação dos anestésicos locais?

Os anestésicos locais bloqueiam a ação de canais iônicos na membrana celular neuronal, impedindo a neurotransmissão do potencial de ação. A forma ionizada do anestésico local liga-se de modo específico aos canais de sódio, inativando-os e impedindo a propagação da despolarização celular.