Quem foi Michel Foucault e suas principais obras?

Quem foi Michel Foucault Cite suas principais obras?

História da Loucura (1961), sua tese de doutorado. Doença Mental e Psicologia (1962) O Nascimento da Clínica (1963) As Palavras e as Coisas (1966)

Qual foi a principal obra de Michel Foucault?

Michel Foucault
Obras destacadas As Palavras e as Coisas
Escola/tradição Pós-estruturalismo, modernismo, pós-modernismo
Principais interesses psicologia, filosofia política, filosofia da história, linguagem
Movimento estético ateísmo, pós-estruturalismo, filosofia continental

Qual é a teoria de Foucault?

O ponto que subjaz todo o trabalho de Foucault é a relação entre poder e conhecimento. O autor procurava entender como o conhecimento é usado para controlar e definir o poder. Esta pesquisa tomou três formas especificas: A autoridade científica que classifica e ordena o conhecimento acerca das populações humanas.

Qual a principal obra de Foucault e como ele analisa a questão do poder?

Vigiar e punir: livro sobre a história das instituições disciplinares, da punição, do poder disciplinar do corpo e das cadeias como formas de aplicação da disciplina por excelência.

Quais são as três fases que marcam a filosofia de Foucault?

A trajetória intelectual de Michel Foucault é costumeiramente dividida em três momentos, fases ou domínios, segundo seus principais comentadores: a arqueológica (análise sobre a constituição do saber), a genealógica (análise sobre as formas de exercício do poder) e a ética/estética da existência (análise sobre o …

Quais as principais contribuições de Foucault para a psicologia?

Michel Foucault foi um teórico social e filósofo que focou, em grande parte de suas obras, no uso de poder e conhecimento como ferramenta de controle social. … Através de denso estudo, o autor constata o poder das práticas discursivas apoiadas nas práticas não discursivas sobre a loucura.

Qual a visão política de Foucault?

Trata-se de atuar sobre os fenômenos naturais que se manifestam numa determinada população. Esse é o domínio constituído pelo que Foucault chamará de “arte de governar”, entendida como a racionalidade política que determina a forma de gestão das condutas dos indivíduos de uma sociedade.

Qual a ideia de poder de Michel Foucault?

Para Michel Foucault, o poder acontece como uma relação de forças. Sendo assim, o pensador francês apresenta dois dispositivos utilizados pela sociedade para a justificação do poder e para a domesticação dos corpos que compõem o espaço social, são eles: vigilância e punição.

O que Foucault fala sobre o poder?

Para Michel Foucault, o poder acontece como uma relação de forças. Sendo assim, o pensador francês apresenta dois dispositivos utilizados pela sociedade para a justificação do poder e para a domesticação dos corpos que compõem o espaço social, são eles: vigilância e punição.

O que é o poder para Foucault?

O poder em Foucault é pensado como relação, ele raramente usa a palavra poder, mas a expressão – relações de poder – e quando usa a primeira é sempre no sentido da segunda. O poder pensado como relações de poder traz a ideia de força.

Como se denomina a terceira fase do pensamento de m Foucault?

À terceira opção Foucault chama de “hipótese de Reich” e a quarte de “hipótese de Nietzsche” (FOUCAULT, 1979). O poder tem várias faces e “atravessa todo o corpo social muito mais do que uma instância negativa que tem por função reprimir” (FOUCAULT, 1979, p.

Qual é o pensamento de Foucault na sociologia contemporânea?

Foucault afirmou que o poder é prolixo, mas há todo um investimento de desejo de poder, a relação entre poder e interesse é muito importante. Sua preocupação fundamental é com a articulação entre saber, poder e verdade.

Quais as contribuições de Foucault para o tratamento das doenças mentais?

Através de denso estudo, o autor constata o poder das práticas discursivas apoiadas nas práticas não discursivas sobre a loucura. Assim concluiu que a Psiquiatria não surge como dispositivo de cura, mas sim como ferramenta disciplinar de isolamento daqueles que perturbam a ordem social e familiar.

O que defende Michel Foucault?

Foucault tratou de temas como loucura, sexualidade, disciplina, poder e punição, hoje vistos em várias áreas do conhecimento. … Uma de suas ideias fundamentais é que a loucura não é algo da “natureza” ou uma “doença”, como acreditavam os psiquiatras, mas um “fato de cultura”.