Qual o sentido da vírgula?
A vírgula é uma pontuação usada para separar expressões em uma frase, enfatizar e impedir ambiguidades. Portanto, seu uso vai além da pausa rítmica.
Qual é a função da vírgula nessa frase?
enfatizar e/ou separar expressões e orações; impedir qualquer ambiguidade.
Qual o poder da vírgula?
A vírgula é um sinal poderoso e fundamental para dar sentido ao que queremos comunicar, para conectar as nossas ideias. Só que ela é mal compreendida e, por isso, é mal-usada. Mas, […] A vírgula não é uma pausa para deixar o leitor respirar, nem é confete que se joga no texto, e caia onde cair!
Quando a vírgula muda o sentido?
A vírgula evita ambiguidades. Ela é uma ferramenta que nos permite ser claros a respeito de nossas intenções como falantes. Nesse caso, alterar o seu lugar no texto alteraria também o contexto, o interlocutor e o sentido da mensagem.
Como usar a vírgula da maneira correta?
vírgula
- [ Gramática ] Sinal ortográfico de pontuação (,) que serve para separar ou isolar membros de uma frase e que pode corresponder na leitura oral a uma pausa de curta duração.
- [ Matemática ] Sinal gráfico (,) que serve separar os números inteiros das fracções decimais.
Qual a diferença que a vírgula faz?
O uso inequívoco dela pode mudar o sentido de uma frase e, consequentemente, de uma ideia. Além disso, textos escritos com vírgulas a mais ou a menos se tornam incoerentes. Veja abaixo a diferença do emprego da vírgula em duas frases iguais. – Não vá a escola.
Como uma vírgula pode mudar tudo?
Hoje vamos tratar da influência da vírgula em contextos de restrição e explicação, que são bastante comuns no dia a dia. Mas saiba que a presença das vírgulas na primeira frase altera o sentido completamente. … E é com esse detalhe que você precisa cuidar bem.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Em quais períodos a oração adjetiva muda de sentido se colocarmos vírgulas?
As orações subordinadas adjetivas desenvolvidas, que são sempre iniciadas por um pronome relativo, classificam-se em explicativas (que têm a função de aposto explicativo) e restritivas (que têm a função de adjunto adnominal). As orações subordinadas adjetivas explicativas são sempre separadas por vírgulas.
Que sinal de pontuação fez mudar o sentido das frases?
A vírgula indica uma pequena pausa, suspendendo a voz por um momento antes de continuar a frase. Acredito que dos sinais de pontuação que utilizamos na língua portuguesa, a vírgula é o que mais tem o poder de alterar sentidos e gerar ambiguidades.
Quando vírgula antes?
6- Antes de “quando”: Não se usa vírgula antes de “quando” que introduz uma ação relacionada com a ação anterior, praticamente simultânea a ela. Esse “quando” pode ser substituído por “no momento em que”, “no tempo em que”: Exemplos: Chegou quando ela ainda estava na mesa de cirurgia.
Como a pontuação pode mudar o sentido de uma frase?
Ao não usar vírgulas na frase “O homem que tem o seu preço às vezes se deixa corromper”, a oração fica restrita. “Não é todo homem que se deixa corromper, é apenas aquele que tem o seu preço. Há uma ideia de restrição”, explica o docente. Quando as vírgulas são utilizadas, o sentido muda.
Por que exemplos?
“O ‘por que’ separado sempre pode embutir a palavra ‘razão’ ou a palavra ‘motivo’”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas – “Por que você não foi?” vira “Por que razão você não foi?” e “Por que você não pagou a conta?” vira “Por que motivo você não pagou a conta?”.
Como usar o porquê?
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Comentários