Que apresenta orações subordinadas adjetivas restritivas são?
As alternativas que apresentam orações subordinadas adjetivas restritivas são: a) ( ) A irmã, que era cega, foi à festa com ele. b) ( ) Essa cantora de que falo era uma mulher otimista e batalhadora. c) ( ) Meu esposo, que sempre me apoiou, merece todo meu amor.
Quais são os tipos das orações subordinadas?
Logo, as orações subordinadas têm valor de substantivos, adjetivos e advérbios. E, justamente por isso são classificadas como orações subordinadas substantivas, orações subordinadas adjetivas e orações subordinadas adverbiais.
Como identificar as orações subordinadas?
Uma oração subordinada, na gramática, é aquela que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento ou é uma oração que tem uma certa dependência de sentido em relação a oração principal. Exemplo: Aguardo que você chegue.
Qual é o conceito de orações subordinadas adjetivas?
As orações subordinadas adjetivas são aquelas que desempenham a função de adjunto adnominal em relação à oração principal. trata-se de uma oração introduzida por um pronome relativo, a qual exerce função adjetiva.
O que são orações adjetivas restritivas?
Restritivas: restringem o significado do antecedente e não são separadas da oração principal por vírgulas. … Ex: Os artistas que declararam seu voto foram criticados. Não pare agora…
Em que período há uma oração subordinada adjetiva?
No primeiro período, há uma oração subordinada adjetiva desenvolvida, já que é introduzida pelo pronome relativo “que” e apresenta verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo. No segundo, há uma oração subordinada adjetiva reduzida de infinitivo: não há pronome relativo e seu verbo está no infinitivo.
Quais são as orações?
Há aqui quatro orações, cada uma delas com sentido completo. Primeira oração (Cheguei), segunda oração (tirei os sapatos), terceira oração (respirei fundo) e quarta oração (me joguei no sofá). Oração subordinada – quando o período é composto e as orações dependem umas das outras para fazer sentido.
Quais são os 5 tipos de orações coordenadas?
Os tipos são: oração coordenada sindética aditiva, adversativa, alternativa, explicativa e conclusiva.
Como identificar uma oração subordinada adverbial?
Dependendo da função que exercem, as orações subordinadas adverbiais são classificadas em 9 tipos: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais.
Como identificar uma oração exemplo?
Existem os seguintes tipos de oração: Oração absoluta ou período simples: quando há somente um período simples. Exemplo: “O menino sujou sua camisa.” Oração coordenada: ocorre em um período composto cujas orações não estabelecem relação de dependência, ou seja, elas podem ser separadas sem perder o sentido.
O que é conjunção adjetiva?
Uma oração subordinada adjetiva é aquela que possui valor e função de adjetivo, ou seja, que a ele equivale. As orações vêm introduzidas por pronome relativo e exercem a função de adjunto adnominal do antecedente.
Como diferenciar orações subordinadas substantivas e adjetivas?
Orações Subordinadas
- As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem função de substantivo. …
- As orações subordinadas adjetivas são aquelas que exercem função de adjetivo. …
- Leia também: Exercícios de orações subordinadas adjetivas.
- As orações subordinadas adverbiais são aquelas que exercem função de advérbio.
Qual o período em que a oração subordinada substantiva Predicativa?
5 – Oração Subordinada Substantiva Predicativa Oração Subordinada Substantiva Predicativa realiza a função de predicativo do sujeito do verbo da oração principal. Essa oração aparece sempre depois do verbo ser. Como por exemplo: O melhor é que aprendi a matéria.
Qual o período em que a está separando uma oração com ideia de explicação?
(UFAL) Qual o período em que a vírgula está separando uma oração com ideia de explicação? a) “Não se preocupe, que breve estarei de volta.” b) “Não poderei comparecer; portanto, não contem com a minha presença.” c) “O animal tinha descido com o senhor, ou tinha ficado na ribanceira.”
Comentários