Quem foi Nelson Triunfo e o que ele fez e deixou para nossa cultura?
Nelson Gonçalves Campos Filho, (Sítio Caldeirão, Triunfo, Pernambuco, 28 de outubro de 1954) é um dançarino de breaking e ativista social brasileiro, tendo ganhado notoriedade como um dos precursores da cultura hip-hop no país, Nelson foi um dos principais dançarinos de soul e breaking do Brasil.
Quais são as profissões de Nelson Triunfo?
Dançarino, arte-educador, compositor, cantor, instrumentista e ator. Nelson Triunfo é figura-chave na cena da música negra brasileira ligada à soul music e ao hip-hop. É um dos pioneiros do breaking no Brasil.
Quem foi o fundador do grupo Funk e Cia?
Nelson Triunfo
Na capital paulista, Nelson Triunfo – “sobrenome” herdado em referência à cidade natal – começou a frequentar bailes de black music e fundou os grupos Black Soul Brothers e Funk & Cia.
Qual a importância de Nelson Triunfo para a cultura do hip-hop?
Nelson foi um dos pioneiros nos projetos que utilizam o hip–hop como um instrumento de educação e inserção social, através de oficinas, palestras, debates e outras atividades com crianças e adolescentes. Fruto desta iniciativa, Nelson criou em 1999, da Casa do Hip–Hop de Diadema.
Quem foi o dançarino que trouxe o hip-hop para o Brasil?
O hip–hop chega ao Brasil Os primeiros frequentadores do local foram os dançarinos de breaking, e alguns dos maiores precursores do estilo foram nomes que até hoje causam impacto na cena, como Nelson Triunfo e Thaíde. Naquela época, o rap ainda era considerado um estilo musical violento e tipicamente periférico.
Quem formou o primeiro grupo de dança Black do Nordeste os invertebrados *?
Decidiu então por Nelson Triunfo, pela cidade onde nasceu —para desespero dos amigos de Paulo Afonso, onde criou seu primeiro grupo de dança, os Invertebrados. Depois, já no circuito Rio-São Paulo, fundou o Black Soul Brothers e o Funk & Cia.
Quem formou o primeiro grupo de dança Black do Nordeste os invertebrados?
Decidiu então por Nelson Triunfo, pela cidade onde nasceu —para desespero dos amigos de Paulo Afonso, onde criou seu primeiro grupo de dança, os Invertebrados. Depois, já no circuito Rio-São Paulo, fundou o Black Soul Brothers e o Funk & Cia.
Quem pode ser considerado um dos pioneiros do breaking no Brasil?
Nelson Triunfo foi um dos pioneiros, exibindo seus movimentos transgressores na Galeria 24 de Maio, em São Paulo. Ele chegou a ser preso, mas não desistiu e, em 1984, foi parar até em abertura de novela, ajudando a popularizar a dança de rua em todo o Brasil.
Quem foi o pioneiro do hip-hop?
Kool Herc
O jamaicano Kool Herc, apelido de Clive Campbell, é considerado o pai do hip–hop. Precursor do movimento que explodiria nos anos 1990, Kool se mudou para os Estados Unidos no início da década de 1960.
Quem é conhecido por ser o pioneiro do hip-hop *?
Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura: o rap, o DJing, breakdance e o graffiti. Outros elementos incluem a moda hip hop e gírias.
Quem são os participantes do movimento hip hop no Brasil?
Nomes de destaque da história do hip hop no Brasil Além de Thaíde, DJ Hum, MC Jack, Código 13 e dos Racionais MC’s, outros nomes também se destacaram ao longo da história do hip hop no Brasil. Alguns artistas de respeito foram marcantes para o rap dos anos 90, como Sabotage, Facção Central e MV Bill.
Quem foi o criador do movimento hip hop?
DJ Kool Herc
O fundador do hip hop teria sido Clive Campbell, ou DJ Kool Herc. O primeiro evento da história do hip hop ocorreu no dia 11 de Agosto de 1973, na festa de aniversário da irmã do Dj, Cindy Campbell, no número 1520 da Sedgwick Avenue, no Bronx em Nova York.
Como se originou as danças urbanas?
A dança de rua originou–se nos Estados Unidos, em 1929, época da quebra da bolsa de Nova York e da grande crise econômica. Músicos e dançarinos dos cabarés americanos urbanos, desempregados como consequência da crise, passaram a realizar suas performances nas ruas.
Quais os principais atletas de breakdance do Brasil?
Trata-se da principal disputa internacional da modalidade. A competição acontece a partir desta quinta-feira e vai até sábado, entre os dias 4 e 6. Dois brasileiros se destacam com chances de ficar com o troféu: Isabela Rocha, a B-Girl Itsa, e Alexandre Duarte, o B-Boy Xandin.
Comentários