Qual o sentido do paradoxo?
Paradoxo é uma declaração contrária à opinião dominante ou a um princípio admitido como válido. O termo também significa ausência de nexo ou lógica.
Qual é o sentido da palavra?
O sentido da palavra é resultado do “processo de escolha do significado adequado entre todo um sistema de alternativas que surgem” (Luria, 1986 p. 22), ou seja, o sistema de relações destacado entre muitos significados possíveis.
O que é paradoxo Cite 3 exemplos em frases?
Exemplos de frases com paradoxo (Caetano Veloso) Já estou cheio de me sentir vazio. (Renato Russo) A novidade que seria um sonho/O milagre risonho da sereia/virava um pesadelo tão medonho.
O que é paradoxo sinônimo?
1 antagonismo, contradição, incoerência, incompatibilidade, incongruência, oposição. Absurdo ou contrassenso: 2 absurdo, asneira, contrassenso, desatino, despropósito, disparate, erro, insensatez, tolice.
Qual a importância do estudo dos paradoxos?
Os paradoxos foram de suma importância para o desenvolvimento da Matemática, pois na busca de solução para o desamparo lógico que eles causavam é que foi desenvolvido o rigor matemático, em especial na área da lógica, bem como muitas outras ideias matemáticas.
Quais são os tipos de paradoxos?
Trata-se de uma figura de linguagem com conceitos amplos, por isso, possui algumas subdivisões:
- paradoxo verídico.
- paradoxo condicional.
- paradoxo falsídico.
Quais os sentidos das palavras?
Sentido próprio e figurado das palavras
- Sentido próprio: sentido literal da palavra, sendo o sentido comum que se costuma atribuir a determinada palavra.
- Sentido figurado: sentido simbólico, figurado, que pode ser atribuído a uma palavra.
18 de fev. de 2021
O que é sentido figurado da palavra?
Já quando dizemos que a palavra foi utilizada em sentido figurado, nos referimos ao fato de o autor ter explorado a significação da palavra e ampliado suas possibilidades de significação para além do sentido básico ou de dicionário. Neste caso, dizemos que a palavra foi usada em seu sentido conotativo.
Quais são os tipos de paradoxo?
Paradoxo, também conhecido como oximoro, é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia….Trata-se de uma figura de linguagem com conceitos amplos, por isso, possui algumas subdivisões:
- paradoxo verídico.
- paradoxo condicional.
- paradoxo falsídico.
O que é antítese e paradoxo exemplos?
A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.
Quantos tipos de paradoxos existem?
Estima-se que esse filósofo, da era pré-socrática, tenha desenvolvido cerca de 40 paradoxos, mas apenas 8 deles sobreviveram aos tempos atuais. Seus argumentos eram todos no sentido de provar que o universo seria único, imutável e imóvel.
Qual é o sinônimo de dilema?
7 sinônimos de dilema para 1 sentido da palavra dilema: Escolha difícil: 1 dúvida, dubiedade, hesitação, impasse, indecisão, perplexidade, problema.
Quem criou o conceito de paradoxo?
Segundo o filósofo grego Zenão, por mais rápido que Aquiles se movesse, ele jamais conseguiria ultrapassar a tartaruga. O paradoxo formulado por Zenão é o seguinte: cada vez que Aquiles percorre determinada distância num espaço de tempo, a tartaruga já percorreu uma outra distância.
Qual o paradoxo mais famoso?
Um dos mais famosos paradoxos, sem desfecho até hoje, é chamado do paradoxo do avô: uma pessoa volta no tempo e mata, no passado, aquele que seria o seu avô no futuro. Ora, se o avô foi morto ainda criança, então a pessoa que cometeu o crime não poderia ter nascido.
Comentários