Qual é o conceito de educação?

Qual o melhor conceito de educação?

Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte.

Qual o conceito de ensino e educação?

Educação (do latim educare) no sentido formal é todo o processo contínuo de formação e ensino aprendizagem que faz parte do currículo dos estabelecimentos oficializados de ensino, sejam eles públicos ou privados.

Qual a origem do conceito de educação?

Educação é proveniente do latim, educare, educere, cujo significado literal é conduzir para fora ou direcionar para fora. O termo é composto pela união do prefixo ex (fora) e ducere (conduzir ou levar).

Qual o conceito de educação segundo a LDB?

Art. 1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Qual é a importância da educação?

A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.

Qual é o papel da educação?

Ela permite o desenvolvimento dos indivíduos a partir do ensino e da aprendizagem, com a finalidade potencializar a sua capacidade intelectual, se baseando em ações associadas ao ambiente escolar, familiar e social.

O que vem a ser o ensino?

O significado etimológico do verbo “ensinar” (do latim popular insignare) é indicar. Fazer sinal (signum facere) ou apontar numa direção. Ensinar é, tecnicamente falando, uma atividade polimorfa. O que, literalmente, significa que pode tomar várias formas diferentes.

Qual a teoria de Comenius?

Comenius defendia a necessidade da educação das crianças em idade tenra, aconselhando, para esse fim, que se construíssem escolas maternais; desta forma estes seres teriam a chance de conquistar desde cedo conhecimentos básicos que poderiam ser desenvolvidos depois.

Desde quando a educação existe?

1.1.4 O Surgimento da educação pública Foi em 1717, na Prússia, que surgiu a educação pública, instituída escola obrigatória para crianças entre 5 e 12 anos, pelo rei Frederico Guilherme, surgindo posteriormente, inclusive, leis que impediam a contratação de qualquer criança que não concluísse esse estudo obrigatório.

Quais os princípios da educação nacional segundo a LDB?

LDB – Dos princípios e fins da educação nacional. Art. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Qual é o valor da educação?

O acesso ao ensino combate a pobreza, movimenta a economia, promove a saúde, diminui a violência e protege o meio-ambiente. Vale lembrar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos, no artigo 26, exige que a educação seja elementar, gratuita e obrigatória.

O que é uma educação para a vida?

Afinal, quando falamos em educação para a vida, falamos em uma jornada de conhecimento contínuo, na qual o indivíduo aprende, experimenta, empreende e se legitima ao compreender a si mesmo e o outro.

Qual o papel da educação em uma sociedade?

Ela permite o desenvolvimento dos indivíduos a partir do ensino e da aprendizagem, com a finalidade potencializar a sua capacidade intelectual, se baseando em ações associadas ao ambiente escolar, familiar e social.

Qual o papel da educação na sociedade em que vivemos?

A sociedade, como sendo o outro espaço de educação não institucionalizado, contribui na formação de caráter do individuo através do aprendizado, seja com os amigos, com os colegas, com as pessoas significativas do meio habitado, do cotidiano.