Qual o melhor conceito de Teoria Geral da Administração?
Também conhecida como TGA, a Teoria Geral da Administração é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las, sendo composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.
Qual é o conceito de administração?
Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.
Quais são as teorias gerais da administração?
- Escola de Administração Científica.
- Teoria Clássica da Administração.
- Teoria da Burocracia.
- A Teoria das Relações Humanas.
- Teoria Comportamental da Organização.
- Liderança e Gestão de Conflitos.
- A Teoria Contingencial.
Para que serve a teoria geral da administração?
Nos dias atuais, as teorias administrativas têm um papel fundamental nas organizações como: elaborar um bom planejamento, desenvolver boa visão de mercado, construindo alicerces para que não venha prejudicar o bom funcionamento da organização.
Qual a principal diferença entre a teoria de Taylor e Fayol?
Para Fayol a empresa é analisada em uma estrutura de cima para baixo. Sua visão é mais gerencial com resultados finais na produção enquanto que a visão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva. Fayol complementa a Administração Científica com a Teoria Clássica.
Qual é o conceito de administração Segundo Chiavenato?
Chiavenato (2000) parece concordar com o conceito de Stoner quando diz que a Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.
Qual é o conceito de administrador?
O trabalho do administrador consiste em planejar, organizar, liderar e controlar. Sendo assim, entre as principais atribuições desse profissional estão: o desenvolvimento de projetos, a liderança de equipes, o controle de recursos, a definição de estratégias e a tomada de decisões.
Quais foram as primeiras teorias administrativas que surgiram?
Uma das primeiras teorias administrativas inventadas foi a Teoria da Administração Científica de Frederick W. Taylor, em meados de 1903. Para o aumento da produtividade, Taylor propôs métodos e sistemas de racionalização do trabalho e disciplina do conhecimento operário, colocando sob comando da gerência.
Qual a importância da teoria geral da administração?
Tal estudo possibilita ao discente uma visão da administração e do trabalho do gestor, envolvendo-o com temas de relacionamento humano nas organizações, estruturas organizacionais, comportamentos, visão sistêmica, contingencial, dentre outros.
Qual é a importância da teoria clássica?
A teoria clássica, e de essencial importância nas organizações contemporâneas, as funções administrativas definidas por Fayol são exatamente as mesmas funções dos administradores das organizações contemporâneas, Os princípios criados por ele ainda regem muito as organizações, pois eles servem para qualquer tempo e …
Qual a diferença entre a teoria da administração científica e a Teoria Clássica?
Se por um lado a administração científica tinha como priori a ênfase nas tarefas, a Teoria Clássica enfatiza a estrutura organizacional, constituindo uma pirâmide inversa à forma piramidal da administração científica, sendo de cima para baixo (organização -> departamentos).
Qual a principal diferença entre a Teoria Clássica e a teoria neoclássica?
Enquanto a Administração Científica punha ênfase nos métodos e na racionalização do trabalho e a Teoria Clássica punha ênfase nos princípios gerais da Administração, a Teoria Neoclássica considera os meios na busca da eficiência, mas enfatiza os fins e os resultados na busca de eficácia.
O que Drucker 1998 afirmar sobre o administrador?
Ele afirma que administradores não exercem a quantificação, nem a ciência de comportamento, esses são os instrumentos dos administradores. Assim há características específicas à administração, que não existem em outra disciplina escolar.
Qual é o objetivo de administração?
A intenção da administração por objetivos é elevar o nível de desempenho da organização. Por isso, envolve os colaboradores na formulação do plano de ação e nas estratégias para o alcance dos objetivos. Essa abordagem permite que o trabalho seja concluído em pequenas etapas.
Comentários