Que causa meningite meningocócica?
Pode ser causada por vírus e bactérias ou, de forma menos comum, por fungos, parasitas, medicamentos e tumores. A meningite meningocócica é uma infecção pela bactéria Neisseria meningitidis e pode atingir pessoas de qualquer faixa etária.
Como se contrai meningite meningocócica?
A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa. Transmissão: Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.
Quais as principais causas de meningite?
A meningite pode ser causada por diferentes bactérias, vírus e até fungos. Saiba como você pode pegar a doença, os métodos de prevenção e os seus sinais. A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges), que afeta toda a região e dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo.
Qual os sintomas da meningite meningocócica?
A meningite meningocócica é um tipo raro de meningite bacteriana, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, que provoca uma inflamação grave das membranas que cobrem o cérebro, gerando sintomas como febre muito alta, dor de cabeça forte e náuseas, por exemplo.
Qual é o agente causador da meningite meningocócica?
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.
Como se contrai a meningite bacteriana?
As meningites virais ou bacterianas são contagiosas, ou seja, podem passar de uma pessoa para outra. A transmissão da meningite acontece por meio do contato com saliva e/ou secreções respiratórias de uma pessoa contaminada.
Como se dá a transmissão da meningite viral?
As meningites virais ou bacterianas são contagiosas, ou seja, podem passar de uma pessoa para outra. A transmissão da meningite acontece por meio do contato com saliva e/ou secreções respiratórias de uma pessoa contaminada. Felizmente, a meningite não é tão contagiosa quanto outras doenças, como a gripe, por exemplo.
Qual o vírus que causa a meningite?
A meningite viral é uma doença causada por vírus. Esses vírus podem ser, por exemplo, o vírus do sarampo, o herpes-zoster, enterovírus, vírus da imunodeficiência humana (HIV), citomegalovírus, rotavírus, varíola, rubéola, entre outros.
Quais são os três tipos de meningite?
Há três tipos de meningite, a meningite viral, a meningite bacteriana e a meningite fúngica.
Quando desconfiar de meningite?
Náuseas, vômitos; Dor no pescoço, rigidez de nuca (dificuldade de encostar o queixo no peito); Mal-estar; Sensibilidade à luz (fotofobia); Manchas roxas na pele (fase mais grave, geralmente na meningite meningocócica).
Quanto tempo dura os sintomas da meningite?
Na maioria dos casos, os sintomas de meningite viral duram entre 7 a 10 dias, sendo importante que o tratamento realizado conforme a recomendação do médico, pois assim é possível prevenir o desenvolvimento de complicações, principalmente quando a meningite acontece antes do 1º ano de vida, em que há maior risco de …
Qual o agente causador da meningite viral?
Os principais vírus que podem causar Meningite Viral são: enterovírus (Echovírus e Coxsackievírus), arbovírus (com destaque para o vírus da febre do Nilo Ocidental), vírus do Sarampo, vírus da caxumba, vírus da coriomeningite linfocítica, HIV-1, adenovírus e vírus do grupo herpes (Herpes Simples tipo 1 e tipo 2, …
Quais são os agentes infecciosos da meningite?
Os principais agentes bacterianos causadores de meningite são:
- Neisseria meningitidis (meningococo) Bactéria gram-negativa em forma de coco. …
- Mycobacterium tuberculosis. Bacilo não formador de esporos, sem flagelos e que não produz toxinas. …
- Haemophilus influenzae. …
- Streptococcus pneumoniae.
Quanto tempo dura a meningite bacteriana?
Em geral são de 2 a 10 dias, em média 3 a 4 dias. Pode haver alguma variação em função do agente etiológico responsável. A meningite tuberculosa, em geral, ocorre nos primeiros seis meses após a infecção. É variável, dependendo do agente infeccioso e da instituição do diagnóstico e tratamento precoces.
Comentários