Quando se usa mas é Porém?
O uso do “Porém” O Porém com acentuação gráfica, é sinônimo de “mas”, “contudo”, “todavia”, “no entanto”. Pode também ser considerada como um substantivo comum masculino, quando representa algum obstáculo. Exemplos: Vocês podem comer sorvete, porém devem almoçar antes.
Quando substituir Mas por porém?
Mas e Porém são conjunções coordenativas adversativas. … A conjunção adversativa por excelência é [mas]. Há outras palavras com força adversativa, tais como: porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, que acentuam, não propriamente um contraste de ideias, mas uma espécie de concessão atenuada”¹.
Como utilizar a palavra porém?
Em começo de frase, porém não deve ser seguido de vírgula, pois é uma conjunção, ou seja, liga uma oração a outra. Quando está deslocado na frase, porém deve aparecer entre vírgulas, pois neste caso há uma intercalação. “A previsão é de que (!) as vendas caiam.”
Qual a conjunção de MAS?
Além de conjunção adversativa, o “mas” também pode assumir papel de conjunção aditiva em uma oração.
Pode usar porém na redação?
“Porém” é uma conjunção adversativa, que dá ideia de oposição. Ela foi usada indevidamente na frase, pois a ideia não é de oposição, e sim de adição. Exemplo: “Dessa forma, esses programas tem sido usados por muitos como instrumento de trabalho, estudo.” Como o sujeito está no plural, o “tem” deve ser acentuado.
Quais conjunções podem substituir a palavra mas?
A palavra “mas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.
Pode começar um parágrafo com Porém?
Os manuais de redação afirmam que não se pode iniciar oração com porém.
Qual é a função da conjunção mas?
⇒ Adversativas: conectam dois termos ou duas orações com a mesma função, exprimindo uma relação de contraste, de oposição: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto. Exemplo: Ela gosta de comer guloseimas, mas precisa emagrecer.
Quais são as conjunções de adição?
As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.
Quais palavras não podem ser usadas em uma redação?
5 palavras que não pode usar na redação do Enem de jeito nenhum
- “Aí” e “daí” Existem diversas palavras da linguagem falada que são muito comuns também na escrita, certo? …
- Interjeições. …
- Contrações. …
- Vícios de linguagem. …
- “E” repetidamente.
Pode começar a frase com Porém?
Os manuais de redação afirmam que não se pode iniciar oração com porém. … Não há jornal ou revista que não contenha pelo menos uma frase ou oração iniciada pela conjunção adversativa “porém”. Isso faz parte da nossa escrita, sempre fez.
O que pode substituir o MAS?
Sinônimo de mais
- em maior quantidade, em maior número, com maior intensidade. …
- em grau superior, em maior grau. …
- acima de, maior, além de, superior a. …
- com, na companhia de, em companhia de, junto com, junto a, juntamente com, acompanhado por. …
- outra vez, de novo, novamente, uma vez mais, mais uma vez.
Qual é a conjunção de mais?
Mais é uma palavra usada principalmente como advérbio de intensidade, transmitindo uma noção de maior quantidade ou intensidade, ou como conjunção aditiva, transmitindo uma noção de adição e acréscimo.
Qual é a conjunção de MAS?
Além de conjunção adversativa, o “mas” também pode assumir papel de conjunção aditiva em uma oração.
Comentários