Qual é o significado da Bandeira de Santarém?

Qual o significado da Bandeira de Santarém?

Simbologia – O azul do campo significa heraldicamente caridade, zelo e lealdade. A prata que esmalta o castelo denota humildade e riqueza. O vermelho do aberto e iluminado significa as guerras e as vitórias.

O que significa o brasão da Bandeira?

Brasão de armas ou, simplesmente, brasão, na tradição europeia medieval, é um desenho especificamente criado – obedecendo às leis da heráldica – com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações.

O que representa o Peixe e A Árvore do escudo da Bandeira de Santarém?

– nos ornamentos exteriores, o peixe (pirarucu) lembra a riqueza da fauna ictiológica, a árvore (seringueira) representa a riqueza nativa e a fita vermelha traz o topônimo identificador “SANTARÉM” ladeados pelos milésimos “1661” ano de sua fundação e “1758” data de sua predicação como vila, com autonomia municipal.

Quais são os símbolos do município?

Art. 2º (Lei Orgânica/2009) São símbolos do Município a Bandeira, o Hino, o Brasão e outros estabelecidos em Lei. Parágrafo único – A Lei poderá estabelecer outros símbolos, dispondo sobre seu uso no território do Município.

O que significa a bandeira do Estado do Pará?

Pará O vermelho representa o sangue do povo paraense e demonstra um espírito de luta. A faixa branca remete à Linha do Equador. A estrela azul na bandeira, por sua vez, simboliza a posição do Estado na bandeira do Brasil.

O que é representado no círculo branco existente na Bandeira municipal de Santarém?

O brasão municipal aplicado na bandeira representa o governo municipal e o branco onde é contido representa a própria cidade sede do município – é o círculo símbolo heráldico da “eternidade”, porque se trata de uma figura geométrica que não tem princípio e nem fim; a cor “branca” é o símbolo da paz, da amizade, …

Qual a finalidade de um brasão?

As Armas Nacionais ou Brasão Nacional representam a glória, a honra e a nobreza do país e foram criadas na mesma data que a bandeira nacional. O uso do símbolo é obrigatório nos edifícios dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e pelas Forças Armadas.

O que representa um brasão?

O brasão, também chamado de brasão de armas, é um desenho criado para identificar famílias, indivíduos, corporações, cidades e países. Os brasões geralmente têm como elemento central um escudo, arma de defesa utilizada pelos guerreiros medievais.

Qual é o símbolo do Pará?

Ramos de cacaueiro à destra, ramos de seringueira à sinistra. “SUB LEGE PROGREDIAMUR” (latim para “Sob a lei progredimos”). O Brasão do Pará ou Escudo de Armas do Estado do Pará é o emblema heráldico e um dos símbolos oficias do estado brasileiro do Pará.

Quais são os símbolos?

Descritos na Constituição Federal, os quatro símbolos oficiais do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) e o Selo Nacional.

Para que serve os símbolos municipais?

A aplicação do brasão no cruzamento das faixas representa o Governo Municipal e o círculo amarelo sob este simboliza a sede do município. As faixas representam a irradiação do poder municipal pelo território martinense.

O que significa a bandeira do Pará?

A Bandeira do estado do Pará é um dos símbolos oficiais do estado brasileiro do Pará….Bandeira do Pará

Bandeira do estado do Pará
Adoção c. 1890
Descrição Em campo de goles (vermelho) uma banda de prata (branca), carregada ao centro de uma estrela de blau (azul).

O que significa as cores das bandeiras?

Branco: significa o desejo pela paz. Azul: simboliza o céu e os rios brasileiros. Amarelo: simboliza as riquezas do país. Verde: simboliza as matas (a rica floresta brasileira)

Qual dos elementos simbólicos contidos no brasão municipal representa o Rio Tapajós rio que rodeia a cidade de Santarém?

c) A PANÓPLIA, constituída pelo crescente e a flor-de-lis argente (prata) é o símbolo de nossa senhora da conceição, padroeira da cidade. d) AO TERMO (parte inferior do escudo) a faixa de argente (prata) representa o RIO TAPAJÓS e cuja margem direita ergue-se a cidade.