Quem comprou a antiga Vasp?
Wagner Canhedo
A Viação Aérea São Paulo (Vasp) teve origem na década de 1930 e operou na maior parte de sua história como uma companhia estatal. Em 1990, foi privatizada e arrematada pelo empresário Wagner Canhedo.
O que foi feito com os aviões da Vasp?
A Viação Aérea São Paulo (VASP) foi uma companhia aérea comercial brasileira com sede na cidade de São Paulo, onde chegou a ser uma das maiores e mais importantes do país. A companhia deixou de operar em 2005 e teve sua falência decretada pela Justiça de SP em 2008.
Por que a Vasp fechou?
Em crise financeira, a Vasp atrasou pagamentos e colocou em risco até a manutenção dos aviões. Alguns chegaram a ser proibidos de voar. A situação se agravou, até que, em 2005, o antigo DAC (Departamento de Aviação Civil) cassou a autorização de operação, e a Vasp deixou de voar.
Quem faliu a Vasp?
Num polêmico processo de privatização, a Vasp acabou sob o controle do empresário Wagner Canhedo. Segundo o portal da empresa, às vésperas da privatização, a Vasp possuía uma frota de 32 aeronaves, cerca de 7.300 funcionários e era a segunda empresa do país.
Quem vendeu a Vasp?
A PRIVATIZAÇÃO DA VIAÇÃO AÉREA SÃO PAULO S.A. – VASP Privatizada em 1990, mediante transferência do seu controle acionário ao setor privado, mediante aquisição em leilão público, de 60% das ações ordinárias, remanesce a Fazenda Pública Estadual como titular da maioria das ações restantes.
Por que a Transbrasil faliu?
A falência da Transbrasil foi decretada em julho de 2001, a pedido da General Electric Capital Corporation, que afirmava não ter recebido o pagamento de uma dívida de US$ 2,6 milhões, referente a aluguéis de aviões e turbinas. Cipriani assumiu a presidência da Transbrasil em 1988.
O que aconteceu com os aviões da Varig?
Quase a totalidade dessas aeronaves hoje em dia estão voando como cargueiros, e outras já foram aposentadas definitivamente. Operando por quase 20 anos, o Boeing 747 marcou a época de ouro da Varig e da aviação brasileira, até hoje nenhuma outra empresa operou o 747 no país.
Porque a PanAm fechou?
Com uma frota crescente de 747s e uma reputação de glamour, a PanAm simplesmente não conseguia ganhar dinheiro suficiente para acompanhar os crescentes custos de combustível e a concorrência quando a crise do petróleo ocorreu em 1973.
Quando a Vasp foi privatizada?
1990
A PRIVATIZAÇÃO DA VIAÇÃO AÉREA SÃO PAULO S.A. – VASP Privatizada em 1990, mediante transferência do seu controle acionário ao setor privado, mediante aquisição em leilão público, de 60% das ações ordinárias, remanesce a Fazenda Pública Estadual como titular da maioria das ações restantes.
Por que Transbrasil faliu?
A falência da Transbrasil foi decretada em julho de 2001, a pedido da General Electric Capital Corporation, que afirmava não ter recebido o pagamento de uma dívida de US$ 2,6 milhões, referente a aluguéis de aviões e turbinas. Cipriani assumiu a presidência da Transbrasil em 1988.
Quanto custa um avião da Vasp?
História da aeronave O avião, com capacidade para 100 passageiros, foi arrematado pelo empresário em leilão, por R$ 72 mil.
O que aconteceu com a empresa Transbrasil?
Fundada em 5 de janeiro de 1955 sob o nome inicial de “Sadia S.A. Transportes Aéreos”, a Transbrasil encerrou suas atividades em 3 de dezembro de 2001, com sua falência decretada pela justiça no início de 2002.
Quem comprou a Transbrasil?
Dílson Prado da Fonseca
O comprador da Transbrasil, Dílson Prado da Fonseca, é um empresário sem empresas. Conhecido em Goiânia por negócios obscuros, criados a partir de muita conversa e pouco dinheiro, ele se tornou personagem folclórico no setor de aviação.
Onde estão os aviões da Transbrasil?
Três aviões remanescentes da extinta Transbrasil que estão, há anos, abandonados no aeroporto de Brasília já têm autorização da Justiça para serem desmontados. A autorização foi dada pela juíza Inah de Lemos e Silva Machado, da 19ª Vara Cível de São Paulo.
Comentários