O que é a Festa do Divino Espírito Santo?

Qual o significado da Festa do Divino Espírito Santo?

A origem dos festejos está ligada a data do Pentecostes, celebrado cinquenta dias depois da Páscoa. … Segundo a crença católica no Novo Testamento, essa mesma data marca o dia em que o Espírito Santo teria se manifestado nos apóstolos, que passaram a pregar a palavra divina em diversos idiomas diferentes.

Qual a origem da festa do Divino Espírito Santo?

A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados de Bodo aos Pobres com distribuição de comida e esmolas. Tradição que ainda se cumpre em algumas regiões de Portugal.

Que tipo de patrimônio é considerada a Festa do Divino Espírito Santo?

patrimônio cultural imaterial
Essa é a Festa do Divino Espírito Santo, que teve a primeira manifestação em 1819. No próximo dia 13 de maio também completa cinco anos de registro como patrimônio cultural imaterial. A comemoração é considerada uma das maiores e mais tradicionais do país.

Como a Festa do Divino chegou no Brasil?

De origem portuguesa, a comemoração chegou ao Brasil com os colonizadores e, na primeira metade do século XIX, era uma das mais importantes do Rio de Janeiro. A festa começava logo depois da Páscoa e tinha seu auge no dia de Pentecostes (50 dias depois), porém as comemorações podiam chegar até o final de junho.

Qual é o símbolo da Festa do Divino?

Os símbolos máximos das Festas do Divino são: as insígnias do Espírito Santo (coroa, cetro e a salva), que simbolizam a responsabilidade e o compromisso festeiro com o culto; a pomba, que representa o próprio Espírito Santo, a paz, o amor e a humildade; a bandeira do Divino, que é o símbolo que inicia as festividades.

Qual a origem da Festa do Divino os objetos e os símbolos utilizados?

Seus maiores símbolos são a bandeira vermelha e a pomba branca. A Festa do Divino começou a ser celebrada no Brasil por volta de 1765, trazida por portugueses principalmente para as áreas de mineração do ouro. … Já em Paraty, os rituais se aproximam mais de sua origem portuguesa.

Quais são as origens da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis?

Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis. É uma grande festa religiosa que cultua o Divino Espírito Santo. Chegou ao Brasil sob influência dos jesuítas e se espalhou por diversas regiões. Foi trazida a Pirenópolis na metade do século XVIII, havendo registros a partir de 1819.

Porque a Festa do Divino de Pirenópolis foi reconhecida como patrimônio?

“A festa já está enraizada no cotidiano dos moradores de Pirenópolis, determinando os padrões de sociabilidade local e consolidando-se como elemento fundamental da identidade cultural da cidade”, diz o Iphan. Em suas pesquisas, o Iphan concluiu que a festa pode ser considerada um “fato social total”.

Quem trouxe a Festa do Divino?

O culto se espalhou pela Europa, tornando-se bastante forte em Portugal entre os séculos XIII e XIV, graças à rainha portuguesa Isabel, esposa do rei Diniz. Foi através dos portugueses que a Festa do Divino chegou ao Brasil, durante o período colonial.

Quem iniciou a Festa do Divino no Maranhão?

No Maranhão, o culto ao Divino Espírito Santo teve início com os colonos açorianos, portugueses e seus descendentes, que desde o início do século XVII chegaram para povoar a região.

Que dia é o dia do Divino?

31 de maio
A festa passou a ter maior difusão a partir do século XVII. A data que homenageia o “Dia do Espírito Santo” ou “Dia de Pentecostes” (quinquagésimo em hebraico) é 31 de maio, sendo marcada pela esperança de uma nova era, com mais igualdade e prosperidade aos seres humanos.

Quais elementos do quadro nos remetem a Festa do Divino?

A cor vermelha representa o fogo, forma pela qual o Espírito Santo se manifestou aos apóstolos em Pentecostes. Outros elementos que simbolizam a Festa do Divino incluem a coroa e o cetro do imperador; e o mastro em que é afixada a bandeira.

Como é conhecida a Festa do Divino de Pirenópolis?

Festa do Divino Espírito Santo
Festa do Divino Espírito Santo é, sem sombra de dúvida, a maior manifestação popular de Pirenópolis. Esta intensa festa mescla variadas manifestações religiosas e profanas, de diversas origens e significados.

Quando acontece a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis?

A Festa do Divino Espírito Santo é uma festa móvel que acontece 50 dias após a Páscoa, durante as comemorações de Pentecostes. Geralmente a data cai no mês de maio ou junho.