Qual o melhor fungicida para Cercospora?
Conclui-se que os fungicidas propiconazole, difenoconazole, azoxystrobin e tebuconazole são eficientes no controle da cercosporiose do milho causada por Cercospora zeae-maydis e que a aplicação destes produtos garantem significativamente a produção de grãos.
Como acabar com a cercosporiose?
Diversas práticas de controle podem ser adotadas para o manejo da cercosporiose. Uma delas é o uso de semente certificada e tratada com fungicidas. Também se devem empregar mudas sadias, evitar o cultivo em áreas próximas que se tenha a cultura e/ou acelga.
O que causa a Cercospora?
Ela é uma doença causada pelo fungo Cercospora coffeicola BerK. & Cooke, fungo necrotrófico, que invade as células e as matam, nutrindo-se das mesmas.
Como realizar o manejo de Cercospora no viveiro?
o manejo da cercosporiose é, roti- neiramente, realizado no viveiro e no campo, por meio do uso de fungicidas e de controle da nutrição, pois a doença se beneficia da deficiência de nitrogênio e cálcio, pelo excesso de potássio, mas, especialmente, por desequilíbrios na relação nitrogênio/potássio.
Como combater Cercospora do café?
4:328:36Clipe sugerido · 47 segundosCERCÓSPORA – FOLHAS E FRUTOS – YouTubeYouTube
O que é Phoma no café?
A mancha de phoma cujo principal agente etiológico é Phoma tarda é uma doença fúngica que pode ocorrer no cafeeiro desde a fase de mudas até na fase adulta do café.
Como controlar a Phoma?
Como controlar a doença: O controle da mancha-de-phoma, antes de tudo, deve ser preventivo, evitando assim a instalação de lavouras em áreas sujeitas a ventos fortes e frios, e considerando que a implantação do cultivo em localidades com altitude superior a 1000 m está sujeita a uma maior incidência de Phoma.
O que é Cercospora no milho?
As lesões de cercosporiose apresentam formato retangular e são delimitadas, na largura, pelas nervuras principais da folha (Figura 1). Essa é uma característica de lesões causadas pelo gênero Cercospora em gramíneas e que distingue a cercosporiose das outras doenças foliares do milho.
Como combater olho de pombo?
Deve-se realizar pulverizações com fungicidas protetores e sistêmicos tanto nos viveiros como nas lavouras, nestas últimas, as aplicações deverão ser realizadas desde o começo da granação para garantir uma boa proteção dos grãos sensíveis de ser infectados a qualquer momento do seu desenvolvimento.
Quais são os fungicidas mais eficientes no manejo de Cercospora na cultura do cafeeiro?
Para o controle químico da cercosporiose podem ser utilizados fungicidas cúpricos, benzimidazóis e estrobilurinas (Pozza et al., 1997. Controle químico da mancha de olho pardo (Cercospora coffeicola) do cafeeiro em condições de viveiro. Fitopatologia Brasileira, v. 22, p.
Como combater olho de pombo no café?
Deve-se realizar pulverizações com fungicidas protetores e sistêmicos tanto nos viveiros como nas lavouras, nestas últimas, as aplicações deverão ser realizadas desde o começo da granação para garantir uma boa proteção dos grãos sensíveis de ser infectados a qualquer momento do seu desenvolvimento.
O que causa Phoma no cafeeiro?
A doença é causada pelos fungos do gênero Phoma spp., daí vem seu nome. Esses fungos penetram nas folhas, frutos e brotações do café, infeccionando-os. E isso pode ser facilitado por lesões mecânicas pré-existentes, como as que a colheita mecanizada pode ocasionar.
Como tratar Phoma no café?
Dentre as medidas preventivas de controle podemos citar a escolha da área para instalação de viveiros, optando pela escolha de locais bem drenados e protegidos contra ventos frios. Da mesma forma, para a escolha da área de plantio de café, deve-se evitar o plantio de café em áreas sujeitas a ventos fortes e frios.
Qual é a época recomendada para a realização do manejo de Phoma?
Estas pulverizações devem ser feitas a cada 30 dias visando mais a proteção dos botões florais e dos frutos em formação.
Comentários