Quem Washington Luís deveria apoiar?

Quem Washington Luís apoiou?

Em 1929, Washington Luís apoiou Júlio Prestes, presidente do estado de São Paulo à sua sucessão, e o presidente da Bahia, Vital Soares, como candidato a vice-presidente.

O que Washington Luís tentou proteger?

Hoje, há uma rodovia no interior do estado de São Paulo com o nome de Washington Luís. No plano econômico, a principal ação de Washington Luís incidiu na tentativa de fortalecer a moeda corrente do Brasil, com a montagem de um grande depósito de ouro que serviria de lastro à moeda.

Qual era a base de apoio político do presidente Washington Luís?

Dentre as propostas da campanha da Aliança Liberal estavam a adoção do voto secreto, a anistia dos tenentes envolvidos nas insurreições tenentistas e a independência do poder Judiciário. Nas eleições que ocorreram em 1° de março de 1930, Júlio Prestes saiu vitorioso.

Qual candidato mineiro deveria ter sido indicado pelo paulista Washington Luís?

Júlio Prestes
Contrariando a alternância no poder firmada pelo acordo da política do café-com-leite, o presidente Washington Luís tinha a intenção de eleger outro paulista para sucedê-lo. O candidato escolhido foi Júlio Prestes. As oligarquias de Minas Gerais, porém, desejavam que o candidato fosse mineiro.

Quais os grupos que apoiaram o governo de Vargas após a deposição de Washington Luís em 1930?

Formavam a Aliança Liberal: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba e partidos políticos de oposição de diversos estados, inclusive do Partido Democrático (1930) de São Paulo.

Quem apoiou Júlio Prestes?

O vice-presidente da República Melo Viana, mineiro, e seus partidários mantiveram o apoio a Washington Luís e Júlio Prestes. O PRM, então, articulou a Aliança Liberal, integrada pelos oficialismos de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, a que se somaram forças opositoras de diversos estados.

Quais as principais propostas da Aliança Liberal?

Estabelecendo como essencial a reforma política, defendia a representação popular através do voto secreto, a Justiça Eleitoral, a independência do Judiciário, a anistia aos revolucionários de 1922, 1924 e 1925-27 e adoção de medidas econômicas protecionistas a produtos de exportação além do café.

O que foi a chamada Revolução de 1930?

A Revolução de 1930 foi uma revolta armada organizada pelas oligarquias de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba contra o governo vigente. Essa revolta armada ocorreu por insatisfações das três oligarquias citadas com o domínio excessivo dos paulistas sobre a política.

O que era a política do café-com-leite?

A política do café-com-leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais. Portanto, ora o presidente seria paulista, ora mineiro.

Qual mineiro deveria ter sido escolhido como candidato de MG e SP nas eleições de1930?

De acordo com a política do café com leite era a vez de um candidato mineiro ser Presidente da República, porém o então presidente paulista Washington Luís decidiu que outro paulista o sucederia, indicando o advogado conservador Júlio Prestes.

Qual o candidato apoiado pela Aliança Liberal?

Em 20 de setembro, em convenção realizada no Rio de Janeiro, a Aliança Liberal homologou a chapa Vargas-Pessoa e sua plataforma eleitoral, redigida pelo republicano gaúcho Lindolfo Collor.

Quais foram os grupos sociais que apoiaram a Revolução de 1930?

A Revolução de 1930: A classe média , setores da oligarquia agrária não alinhados ao eixo MG e SP , os tenentes , em revolta contra a situação social, parte difusa da população,e o Partido Democrático, criado em São Paulo em 1926. compunham a Aliança Liberal.

Como ficou o governo após a deposição de Washington Luís?

Em menos de um mês a revolução já era vitoriosa em quase todo o país, restando apenas São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pará ainda sob controle do governo federal. Finalmente, um grupo de militares exigiu a renúncia do presidente Washington Luís e pouco depois entregou o poder a Getúlio Vargas.

Porque Júlio Prestes não pode assumir a presidência do Brasil?

Júlio Prestes foi um dos presidentes eleitos do Brasil pelo voto popular no período da República Velha (1889-1930), após o governo de Washington Luís. Entretanto, foi impedido de exercer o cargo, devido ao golpe de 1930, liderado pelo político Getúlio Vargas.