Quem foi Curió na ditadura?

Quem foi o homem conhecido como Curió?

O Major Curió, como ficou conhecido Sebastião Rodrigues de Moura, hoje coronel da reserva, foi um dos militares responsáveis pela repressão à Guerrilha do Araguaia. É ex-oficial do Centro de Informações do Exército (CIE) e ex-agente do Serviço Nacional de Informações (SNI).

Quem foi coronel Sebastião?

Foi um dos fundadores da cidade de Curionópolis, no sul do Pará e integrante das forças do exército que combateram a Guerrilha do Araguaia na Amazônia entre 1972 e 1974.

Porque aconteceu a Guerrilha do Araguaia?

O objetivo dessa estratégia era instaurar um estado de “guerra popular prolongada” na região Norte do Brasil e, a partir disso, tentar tomar o poder no país.

Onde foram parar os corpos dos guerrilheiros do Araguaia?

O local exato onde os corpos estariam enterrados é a vila de Clevelândia do Norte, no extremo norte do estado –onde havia uma base de treinamento de militares para ações contra a guerrilha.

Quais foram as causas da Guerrilha *?

O caráter irregular da guerrilha deriva do fato de seu corpo de agentes não ser formado totalmente por militares profissionais, mas por pessoas comuns, comprometidas com uma causa política definida e que recebem treinamento básico para luta armada.

Qual o objetivo é fases da Guerrilha na Amazônia?

Além do treinamento militar, os grupos eram também empenhados no “trabalho produtivo”, sobretudo na roça, tendo como finalidade maior o seu auto-ressuprimento. Junto à população rural local, os guerrilheiros desenvolviam uma ação psicológica denominada “trabalho de massa”, com o objetivo de obter o seu apoio.

O que aconteceu com os guerrilheiros?

Aproximadamente 60 guerrilheiros haviam sido mortos, cerca de ⅔ deles assassinados após captura e tortura.

Quantas pessoas morreram na Guerrilha do Araguaia?

68
Um grupo de 98 guerrilheiros – 78 jovens das grandes cidades e 20 camponeses recrutados no Araguaia – enfrentou o Exército durante três anos na floresta amazônica, na região entre os estados do Pará e Tocantins. Desse total, 68 foram mortos, incluindo um “justiçado” pelos próprios colegas.

Quais são os objetivos da Guerrilha?

* Por meio de uma luta realizada em área rural de forma semelhante à que ocorreu na China, o objetivo dos guerrilheiros era criar uma zona livre no sul do Pará, mobilizar a população e fazer uma revolução para depor o regime.

Qual o motivo da Guerrilha na Colômbia?

De orientação marxista, os guerrilheiros acreditavam na luta armada para tomar o poder e construir uma sociedade de caráter socialista. A justificativa foi uma reação à política entre os partidos liberal e conservador que se revezavam no governo desde a independência da Colômbia.

Quem participava e quais eram os objetivos da Guerrilha do Araguaia?

O movimento foi liderado, principalmente, por militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Porém, contou com a participação de estudantes universitários, operários, profissionais liberais e camponeses.

Quem foram os guerrilheiros na ditadura?

Dentre os defensores do partido de vanguarda na condução da luta armada estavam o PCdoB, a Ala Vermelha, o PRT e o POC. Caberia ao partido coordenar a guerrilha rural e a luta armada urbana, bem como as ações das massas nas cidades e no campo, dirigindo o processo revolucionário.

O que foi o ai-5 e suas consequências?

O decreto foi uma vitória da linha-dura, como eram chamados os militares mais radicais, que desde 1964 exigiam do governo poderes para eliminar opositores através de medidas como prisões, punição de dissidentes, suspensão de direitos políticos e cassação de mandatos.

Quem eram os guerrilheiros no Brasil?

Dentre os defensores do partido de vanguarda na condução da luta armada estavam o PCdoB, a Ala Vermelha, o PRT e o POC. Caberia ao partido coordenar a guerrilha rural e a luta armada urbana, bem como as ações das massas nas cidades e no campo, dirigindo o processo revolucionário.