Quando surgiu a história da administração?
A história da Administração surgiu a muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos, então surge a arte e o exercício de administrar. … Apontam-se ainda outras raízes históricas.
Como surgiu o termo administração?
Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”.
Quem foi que criou a administração?
Henri Fayol
Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar (POCCC). Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração.
Qual foi a primeira teoria da administração?
Foi nesse contexto entre os séculos XIX e XX que os Estados Unidos se tornaram a principal potência industrial do planeta. Simultaneamente, tornaram-se o berço para o surgimento uma das primeiras Teorias da Administração: a Administração Científica (Taylorismo).
Como foi a evolução da teoria da administração?
A reflexão teórica evidenciou que até década de 80 as Teorias da Administração tiveram sua evolução pautada unicamente pelos fatores relacionados diretamente aos objetivos organizacionais, fato que tornou alheio qualquer outra questão e aí estão as sociais, de análise científica nessa área do saber.
Como surgiu e como evoluiu a administração da produção?
Ao longo dos séculos XIX e XX, esta área evoluiu e mudou. Nasceu predominantemente industrial, passou a incorporar também a gestão de operações mais ligadas ao setor terciário da economia (os serviços), passou a contemplar também as redes de empresas que interagem (as redes de suprimentos).
Qual é o conceito de administração?
Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.
Quais os 4 princípios da administração?
A partir desta teoria criada por Fayol foi desenvolvida a ideia dos 4 pilares principais da administração. São eles: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
Quem é o pai da administração?
Peter Drucker
Durante sua carreira, Peter Drucker se interessou e permeou por diversas áreas, como jornalismo, redação, consultoria e, claro, gestão. Com 39 livros publicados e traduzidos para mais de 30 idiomas, o autor foi pioneiro nos estudos modernos de administração. Não à toa, ficou conhecido como o “pai da Administração”.
Qual a teoria de Taylor e Fayol?
Para Fayol a empresa é analisada em uma estrutura de cima para baixo. Sua visão é mais gerencial com resultados finais na produção enquanto que a visão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva. Fayol complementa a Administração Científica com a Teoria Clássica.
Quais são as principais teorias da administração?
As principais teorias da administração
- Administração Científica.
- Administração Burocrática.
- Administração Clássica.
- Administração das Relações Humanas.
- Administração Estruturalista.
- Administração Neoclássica.
- Administração Comportamental (ou Behaviorista)
- Administração Contingencial.
7 de fev. de 2020
Quais foram as primeiras teorias administrativas que surgiram?
Uma das primeiras teorias administrativas inventadas foi a Teoria da Administração Científica de Frederick W. Taylor, em meados de 1903. Para o aumento da produtividade, Taylor propôs métodos e sistemas de racionalização do trabalho e disciplina do conhecimento operário, colocando sob comando da gerência.
Quais as principais fases da evolução da administração?
Historicamente, a administração atravessou diversas fases: –Fase artesanal: esta fase é marcada pela antiguidade até a pré-revolução. –Fase da transição a revolução industrial: período entre 1780 a 1860. –Fase do desenvolvimento industrial: 2ª revolução industrial- de 1860 a 1914.
Como ocorreu a evolução da gestão de produção?
Ao longo dos séculos XIX e XX, esta área evoluiu e mudou. Nasceu predominantemente industrial, passou a incorporar também a gestão de operações mais ligadas ao setor terciário da economia (os serviços), passou a contemplar também as redes de empresas que interagem (as redes de suprimentos).
Comentários