Quem era Pedro Bala em Capitães de Areia?

Quem foi o Pedro Bala?

Pedro Bala: líder dos Capitães da Areia, tem o cabelo loiro e uma cicatriz de navalha no rosto, fruto da luta em que venceu o antigo comandante do bando. Seu pai, conhecido como Loiro, era estivador e liderara uma greve no porto, onde foi assassinado por policiais.

Como a Dora morre?

Embora a vida no orfanato tivesse menos violência que o reformatório dos garotos, Dora logo entra em depressão profunda. A garota é resgatada pelos seus protetores, os Capitães, e reencontra Pedro, que conseguiu fugir do reformatório. A doença já tomou conta dela: Dora morre ardendo em febre.

Quem era dona Don Aninha?

Donaninha, mãe de santo, sempre os socorria em caso de doença ou necessidade. Além dela, o padre José Pedro, introduzido no grupo pelo Boa-Vida, conhecia o esconderijo dos capitães. Aos poucos, conquistou sua confiança, indo com freqüência visitá-los, levando um pouco de carinho e compreensão.

Por que Dora e Zé Fuinha eram filhos de Bixiguento?

Dora, que havia cuidado de sua mãe durante a doença, chorava, pensando ainda em como cuidaria de seu irmão. Os vizinhos ofereceram comida e discutiam o que fariam dos pequenos órfãos. … Dora e Zé Fuinha passaram o dia andando em busca de uma casa para trabalhar, mas todas os recusavam devido à doença da mãe deles.

Como morreu Pedro Bala?

O livro, portanto, está cheio de temas sociopolíticos, e um deles é a questão da exploração capitalista, que gera heróis, como o pai de Pedro Bala, chamado, pelos seus colegas, de Loiro. Ele era um estivador e morreu lutando por seus direitos, quando foi baleado durante uma greve.

Porque o pirulito agradece a Deus?

Pirulito pensava em como Deus era bom, por um lado, com tantas coisas bonitas que proporcionava aos homens. Por outro lado temia o Deus vingativo que era professado por um frade alemão, que descrevia o inferno e todo sofrimento destinado aos que pecassem.

O que acontece no final de Capitães de Areia?

Dora fica doente e acaba morrendo. Num dos momentos da trama, a cidade de Salvador foi assolada pela varíola. Um dos membros do grupo não sobreviveu: Almiro. Por fim, alguns são capturados, outros mortos.

O que acontece com o sem pernas?

A morte de Dora coincide com um momento de passagem para a vida adulta dos principais membros do bando. João Grande vira marinheiro, Volta-Seca se torna cangaceiro, Pirulito entra para uma ordem religiosa e SemPernas se suicida para não cair nas mãos da polícia.

Qual o favor feito por Don Aninha aos Capitães da Areia?

Don’Aninha, mãe de santo, amiga dos Capitães da Areia, pediu-lhes o favor de resgatar de uma delegacia a imagem de Ogum, São Jorge, que tinha sido apreendida pela polícia.

Que personagem foi como um filho para o casal Ester e Raúl?

Qual dos personagens abaixo foi como um filho para um casal Ester e Raul? Volta Seca. João Grande.

O quê Dora era para os capitães de areia?

Dora, a única mulher do grupo, tinha quatorze anos, era muito simples, dócil e bonita. Representará para os Capitães da Areia a figura da madre protetora, que dará colo, carinho e atenção, e também, a figura da irmã que para eles até então inexistia. Já para Pedro Bala, Dora será a “noiva” e a “esposa”.

Qual foi o final de cada integrante do grupo Trapiche Pedro Bala pirulito sem pernas professor Dora João Grande Volta Seca gato Zé Fuinha?

SemPernas se mata antes de ser capturado pela polícia que odeia; Professor parte para o Rio de Janeiro onde torna-se um pintor de sucesso, entristecido com a morte de Dora; Gato se torna um malandro de verdade,vai para Ilhéus com Dalva, de quem é cafetão; Pirulito se torna padre; Padre José Pedro finalmente consegue …

Porque todos temiam o Lazareto?

Chegou à praia a varíola, todos temiam a doença, pois quem a adquirisse devia ser entregue ao governo que os mandava para o lazareto, e tinham como fim a morte. Foi assim que um dos meninos do grupo foi para lá.

Por que Jorge Amado inicia o livro Capitães da areia com uma série de reportagens e cartas de leitores qual o objetivo dessa estratégia?

Essa forma de início da obra é eloquente. Pode-se ver, na recriação literária de matérias jornalísticas, a tentativa de dar à história do grupo de meninos um caráter verídico e, ao mesmo tempo, demonstrar o que há de ficção nas reportagens publicadas. … O descaso social com os meninos de rua é a tônica do romance.