Quem era Martin no livro Iracema?

Quem é Martin na obra Iracema?

MARTIM – baseado em figura histórica real (Martim Soares Moreno, o primeiro colonizador português do Ceará), representa o português que leva até os índios uma cultura civilizada e a fé cristã. IRACEMA – “virgem dos lábios de mel”, jovem índia tabajara que guarda o segredo da jurema, uma planta alucinógena.

Como é caracterizada a Iracema protagonista da história e Martin?

Iracema representa a indígena submissa à cultura europeia, e seu nome é um anagrama para América. Martim, por sua vez, representa o guerreiro colonizador e conquistador. Seu nome é associado a Marte, o deus greco-romano da guerra.

Como se conheceram Iracema e Martim?

O primeiro encontro dos dois se dá quando Iracema está repousando em sua sesta quando é assustada por um guerreiro estranho. Assustada, ela lança uma flecha que atinge o guerreiro. … Martim é recebido pelo Pajé e, como de costume, belas mulheres são levadas até ele por Iracema. Ele recusa e decide ir embora da tribo.

Como era o amor entre Iracema e Martim?

O amor que Iracema possuía por Martim, que a fez abandonar sua tribo e a sua família, é uma clara referência a submissão do índio ao colonizador português. Há quem diga que o nome Iracema é um anagrama para a palavra América. Assim, o amor de Iracema e de Martim significa a junção de dois mundos.

Quem matou Iracema?

Um dia, Martim se perde na mata e acaba encontrando Iracema, que estava caçando. Como os brancos são inimigos de seu povo, ela atira uma flecha, ferindo o homem no ombro.

Em que lugar vivem Iracema e Martim?

Alguns espaços merecem destaque por ser palco de importantes acontecimentos desse romance: o campo dos tabajaras, onde fica a taba do pajé Araquém, pai de Iracema; a taba de Jacaúna, na terra dos potiguaras (ou pitiguaras); a praia em que vivem Martim e Iracema e onde nasce Moacir.

Quais as características de Iracema?

Iracema também é colocada nesse lugar de heroína idealizada, pois, em diversos momentos da obra, o narrador compara-a à natureza, mas suas características são sempre maiores e mais belas: seus cabelos são mais negros e mais longos; seu sorriso, mais doce; seu hálito, mais perfumado; seus pés, mais rápidos.

Quais são as características de Iracema?

Iracema: índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, velho pajé; era uma espécie de vestal (no sentido de ter a sua virgindade consagrada à divindade) por guardar o segredo de jurema (bebida mágica utilizada nos rituais religiosos). A palavra “Iracema” é um anagrama de “América”.

O que o primeiro contato entre Iracema e Martim?

4 – O que o primeiro contato entre Iracema e Martim, o “guerreiro branco”, revela sobre: … Iracema não se sente mais em perigo na presença do estranho.

Por que Iracema não podia se casar?

O livro trata da história de uma índia, Iracema, que se apaixona por Martim (um guerreiro estrangeiro), mas Iracema não pode se casar com ele, pois guarda um segredo, o “segredo de jurema”. O nome do livro é devido ao nome da personagem principal.

Qual é o clímax da história Iracema?

Após uma violenta batalha entre as duas tribos, ela confessa a Martim que não é mais virgem e que se voltar para sua tribo será morta. Ela também não pode viver entre os pitiguaras, seus inimigos.

Qual o conflito da história de Iracema?

Conflito no enredo – O amor proibido Acontece que Iracema não pode ter nenhum homem, pois é uma índia consagrada a Tupã e não pode ter sua virgindade violada. Ela também é a índia que produz o vinho da Jurema, uma bebida alucinógena que somente o pajé e os guerreiros da tribo podem beber.

Qual é o segredo de Iracema?

IRACEMA – (lábios de mel) – índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, velho pajé; era uma espécie de vestal (no sentido de ter a sua virgindade consagrada à divindade) por guardar o segredo de Jurema (bebida mágica utilizada nos rituais religiosos); anagrama de América.

Como era o modo de vida de Iracema?

Iracema é uma índia da nação Tabajara. Ela é filha do pajé da tribo (Araquém) e está prometida como esposa ao chefe guerreiro (Irapuã). A moça também é detentora do segredo da Jurema. Ela produz uma bebida alucinógena que é dada aos guerreiros em rituais específicos.