Como acabar com a ferrugem do café?

Qual o melhor produto para ferrugem do café?

Controle da ferrugem do cafeeiro

  • Fungicidas protetores: Cúpricos – Oxicloreto de cobre, hidróxido de cobre;
  • Fungicidas sistêmicos: Solo (fungicida + inseticida) – Foliar (triazol, estrobilurina).

O que é e como controlar a ferrugem no cafeeiro?

O controle da ferrugem do cafeeiro é realizado pelo plantio de cultivares tolerantes/resistentes e pela pulverização de fungicidas químicos. Os fungicidas à base de cobre são utilizados no controle preventivo da doença. Quando pulverizados na superfície das folhas, eles formam uma barreira tóxica.

O que causa a ferrugem no café?

Conhecida como ferrugem alaranjada, a Ferrugem do Cafeeiro é uma mazela causada por um fungo chamado Hemileia vastatrix, que está no Brasil desde 1970. Este fungo é do tipo biotrófico, o que quer dizer que ele se alimenta das células vivas da planta. Para isso ele entra no estômago das folhas.

O que é Phoma no café?

A mancha de phoma cujo principal agente etiológico é Phoma tarda é uma doença fúngica que pode ocorrer no cafeeiro desde a fase de mudas até na fase adulta do café.

Como controlar a Phoma?

Como controlar a doença: O controle da mancha-de-phoma, antes de tudo, deve ser preventivo, evitando assim a instalação de lavouras em áreas sujeitas a ventos fortes e frios, e considerando que a implantação do cultivo em localidades com altitude superior a 1000 m está sujeita a uma maior incidência de Phoma.

Qual fungicida para ferrugem?

Os fungicidas sítio-específicos utilizados no controle da ferrugem pertencem a três grupos distintos: os Inibidores de desmetilação (IDM, “triazóis”), os Inibidores da Quinona externa (IQe, “estrobilurinas”) e os Inibidores da Succinato Desidrogenase (ISDH, “carboxamidas”).

Qual o melhor fungicida para lavoura de café?

Pensando nisso, a BASF oferece o fungicida Cantus® que é eficiente no controle das principais doenças da cultura do café e confere uma melhor proteção para as plantas tratadas. A solução também contribui para uma maior produtividade na lavoura, pois auxilia na uniformidade da florada e na maior retenção dos frutos.

Quais as principais doenças do cafeeiro?

As principais doenças do café são:

  • Ferrugem do Cafeeiro (Hemileia vastatrix)
  • Cercosporiose (Cercospora coffeicola)
  • Manchas de Phoma (Phoma spp.)
  • Mancha de Ascochyta (Ascochyta spp)
  • Mancha Areolada (Pseudomonas syringae garcae)
  • Nematoide das galhas (Meloidogyne)
  • Mancha anular do cafeeiro (Coffee ringspot virus – CoRSV)

O que é doença ferrugem?

Agência Museu Goeldi – Uma doença que aterroriza produtores agrícolas, a ferrugem é uma das mais devastadoras enfermidades em plantas. As “ferrugens” (fungos da ordem Pucciniales) são assim denominadas devido à lesão em forma de massa pulverulenta de coloração amarela, vermelha ou, em alguns casos, branca.

Como controlar a Phoma do cafeeiro?

Como controlar a doença: O controle da mancha-de-phoma, antes de tudo, deve ser preventivo, evitando assim a instalação de lavouras em áreas sujeitas a ventos fortes e frios, e considerando que a implantação do cultivo em localidades com altitude superior a 1000 m está sujeita a uma maior incidência de Phoma.

O que é mancha aureolada?

A mancha aureolada é uma doença que tem se destacado na cafeicultura brasileira nos últimos anos. Ela é causada pela bactéria Pseudomonas syringae pv. Garcae e foi constatada pela primeira vez em 1955, na região de Garça, no Estado de São Paulo.

Qual é a época recomendada para a realização do manejo de Phoma?

Estas pulverizações devem ser feitas a cada 30 dias visando mais a proteção dos botões florais e dos frutos em formação.

Quais são os melhores fungicidas?

Os fungicidas avaliados pertencem aos grupos: inibidores da desmetilação (IDM – tebuconazol, ciproconazol, protioconazol, epoxiconazol, difenoconazol e tetraconazol); inibidores da quinona externa (IQe – azoxistrobina, trifloxistrobina, picoxistrobina, metominostrobina e piraclostrobina), inibidores da succinato …

Qual é o melhor fungicida?

Disponível no Brasil desde a safra 2019/20, o fungicida Fox Xpro atua nas diferentes fases do ciclo de vida do fungo e proporciona mais sanidade às plantas. Segundo a empresa, dessa forma, a lavoura apresenta folhas mais sadias e verdes, o que poderá proporcionar maior potencial produtivo.