Qual era o vice de Collor?

Quem foi o vice de Collor?

Período de 1993-2002. Collor foi sucedido pelo vice-presidente Itamar Franco que exercia o cargo interinamente desde o afastamento provisório do então presidente, em 2 de outubro.

O que aconteceu no governo Collor?

Empossado numa quinta-feira, o governo Collor anunciou seu plano econômico no dia seguinte à posse: anunciou o retorno do cruzeiro como unidade monetária em substituição ao cruzado novo, vigente desde 15 de janeiro de 1989 quando houve o último choque econômico patrocinado por seu antecessor.

Qual presidente sofreu impeachment?

O processo de impeachment de Fernando Collor transcorreu no final de 1992 e foi o terceiro processo de impeachment do Brasil (em 1955 os presidentes Carlos Luz e Café Filho também sofreram processos de impeachment), resultando no afastamento definitivo de Fernando Collor de Mello do cargo de presidente da república.

Quantos vices governaram o Brasil?

Oito dos 36 presidentes que o Brasil teve ao longo de sua história republicana foram vices que assumiram o posto de presidente pela linha sucessória: Floriano Peixoto, Nilo Peçanha, Delfim Moreira, Café Filho, João Goulart, José Sarney, Itamar Franco e Michel Temer.

Porque o Collor confiscou a poupança?

Fernando Collor de Mello, na época recém-eleito como presidente do Brasil, queria domar a inflação na marra, e pegou todo mundo desprevenido na noite de 16 de março de 1990, quando anunciou que os valores depositados nos bancos acima de 50 mil cruzados seriam retidos.

Quem era o presidente do Brasil em 93?

O Governo Itamar Franco foi um período da História do Brasil que teve início no dia 29 de dezembro de 1992, com a renúncia do presidente Fernando Collor de Mello, até o dia 1º de janeiro de 1995, período no qual o país esteve sob o comando de Itamar Franco.

Quais as causas do fracasso do Plano Collor?

Além disso, ocorreria a abertura do mercado externo e fim de subsídios estatais, visando o desenvolvimento econômico do Brasil. Por fim, houve retenção da poupança de depósitos superiores a 50 mil cruzeiros (equivalente a cerca de R$ 6 mil), que foi, de longe, o ponto mais impopular do plano.

Quais os principais pontos do Plano Collor?

A intenção do Plano Collor era controlar a hiperinflação e estabilizar a economia brasileira. Para isso, diversas medidas foram propostas, tais como: congelamento de depósitos em conta corrente e poupança, fim dos incentivos fiscais e substituição da moeda Cruzado Novo pelo Cruzeiro.

Qual foi o primeiro país a usar o impeachment?

O impeachment foi usado pela primeira vez na política do Reino Unido, especificamente pelo parlamento da Inglaterra , no processo contra William Latimer, o 4.º Barão Latimer (Pariato da Inglaterra), na segunda metade do século XIV.

Quem foi o presidente que ficou mais tempo no poder?

O presidente que por mais tempo governou o Brasil foi Vargas, que o fez por 14 anos, 11 meses e 26 dias ou 5 474 dias seguidos e, posteriormente, mais 3 anos, 6 meses e 23 dias ou 1 301 dias seguidos, totalizando 18 anos, 6 meses e 19 dias ou 6 775 dias como líder do poder executivo.

Quantos presidentes cumpriram o mandato?

Legenda:

# Ordem histórica Fim do mandato
2 35 1º de janeiro de 2011
4 30 15 de março de 1985
5 36 31 de agosto de 2016
6 21 31 de janeiro de 1961

Quem não foi vice-presidente do Brasil?

Na atualidade, permanecem vivos dois ex vicepresidentes: José Sarney (91 anos) e Michel Temer (81 anos). O mais recente falecimento de um ex vicepresidente foi o de Marco Maciel, em 12 de junho de 2021, aos 80 anos.

Como foi devolvido o dinheiro do Plano Collor?

Todo o dinheiro restante depositado em bancos no país ou investido em aplicações financeiras ficou retido pelo governo, que prometeu restituí-lo em 12 parcelas. Ao mesmo tempo em que confisca o dinheiro, o Plano Collor congela os preços de bens e serviços e também os salários, ignorando a inflação daquele mês de março.

Por que o Plano Collor não deu certo no Brasil?

Além disso, ocorreria a abertura do mercado externo e fim de subsídios estatais, visando o desenvolvimento econômico do Brasil. Por fim, houve retenção da poupança de depósitos superiores a 50 mil cruzeiros (equivalente a cerca de R$ 6 mil), que foi, de longe, o ponto mais impopular do plano.