O que é Apis mellifera?

Qual o significado de Apis mellifera?

Nomes populares: Abelha do mel, abelha européia.

O que significa abelha Apis?

Nome científico da espécie de abelha mais utilizada pelo homem para a produção de mel e polinização de culturas agrícolas. É conhecida por sua capacidade de ferroar como forma de defesa. Se divide em várias raças, como italiana, carnica, africana, entre outras.

Quem são as abelhas Apis mellifera?

A Abelha-Europeia (Apis mellifera mellifera) é uma abelha social, de origem europeia, pertencente à família Apidae, da ordem Hymenoptera. A Abelha-Europeia (Apis mellifera mellifera) é uma abelha social, de origem europeia, pertencente à família Apidae, da ordem Hymenoptera.

Quais características a espécie Apis mellifera?

Apis mellifera mellifera (abelha real, alemã, comum ou negra)

  • Originárias do Norte da Europa e Centro-oeste da Russia, provavelmente estendendo-se até a Península Ibérica.
  • Abelhas grandes e escuras com poucas listras amarelas.
  • Possuem língua curta (5,7 a 6,4 mm), o que dificulta o trabalho em flores profundas.

Porque o abelha recebeu esse nome?

As abelhas! … A palavra “abelha” tem origem na palavra ‘apicula’, diminutivo de ‘apis’, que é o nome desses animais em latim (Foto: Muhammad Mahdi Karim/ Wikimedia Commons) O tipo de mel mais consumido por nós, e mais encontrado nos mercados, é produzido pelas abelhas da espécie Apis mellifera.

Qual a abelha mais brava?

“As abelhas africanizadas respondem mais rapidamente à perturbação da colônia, e em maior número, com mais ferroadas”, concluíram pesquisadores em 1982. A descoberta foi repetida em vários estudos posteriores.

O que acontece quando se mata uma abelha rainha?

Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma “rainha de emergência” selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.

Porque as abelhas com ferrão foram trazidas para o Brasil?

Quem introduziu as abelhas europeias com ferrão, em nosso país, foram os jesuítas. Estes, em 1839, trouxeram de Portugal enxames para o Rio de Janeiro. … Mais tarde, em 1956, pesquisadores trouxeram abelhas africanas para o Estado de São Paulo, com o intuito de aumentar a produtividade do mel.

Quem tem ferrão?

Algumas das mais conhecidas no Brasil são jataí, arapuá, sanharó, corta-cabelo, caga-fogo, mandaçaia, uruçu, borá, jandaíra e tubiba.

Quais as características da abelha?

Fazem parte da classe Insecta, apresentando, portanto, corpo dividido em três porções (cabeça, tórax e abdome), três pares de pernas, um par de antenas e dois pares de asas. Na cabeça estão abrigadas as estruturas responsáveis pelos sentidos desse animal, como as antenas, que estão ligadas ao olfato e audição.

Quais as principais diferenças entre as abelhas Apis mellifera e as abelhas nativas?

Entre as diferenças, as mais fáceis de serem reconhecidas é pela observação da estrutura interna das colônias. A abelha africanizada (Apis mellifera), que possui ferrão, armazena o pólen e mel em favos, ao passo que as abelhas sem ferrão constroem potes para armazenar o pólen e o mel.

Quem trouxe as abelhas para o Brasil?

A atividade apícola teve início no país em 1839, quando o padre Antônio Carneiro trouxe algumas colônias de abelhas da espécie Apis Mellifera da região do Porto, em Portugal, para o Rio de Janeiro.

Como as abelhas vieram para o Brasil?

Quem introduziu as abelhas europeias com ferrão, em nosso país, foram os jesuítas. Estes, em 1839, trouxeram de Portugal enxames para o Rio de Janeiro. Da mesma forma, fizeram os colonizadores alemães que, em 1845, introduziram estas abelhas no Sul do Brasil.

Qual picada de abelha dói mais?

Estudante leva 190 picadas de abelha para saber onde dói mais | Ciência e Saúde | G1. Pesquisa realizada por aluno de PHD britânico diz que narina, lábio e pênis são locais mais dolorosos.