Qual é o conceito de metapopulação?

Quando uma população é uma metapopulação?

Uma metapopulação pode ser definida como uma população regional de populações locais geograficamente distintas, interconectadas por migração.

Quais os tipos de metapopulação?

De acordo com Harrison (1991) podem ser consideradas quatro tipos de metapopulação: Metapopulação Continente-Ilha – onde as extinções locais ocorrem principalmente em um subconjunto de populações, as ilhas, e têm pouco efeito sobre a persistência regional porque as populações do continente (fonte) resistem à extinção.

O que é necessário para uma metapopulação existir?

Para se considerar a existência de uma metapopulação é necessário que as manchas de habitat sejam grandes o suficiente para poderem suportar uma população capaz de se reproduzir. Todas estas populações apresentam o risco de extinção independentemente do tamanho do habitat onde se encontram.

O que significa Metapopulações?

Objetivos: O termo metapopulação tem sido usado para descrever uma assembleia de populações locais que são acopladas por algum grau de migração.

O que é o efeito resgate?

Depois de um tempo essa população se extinguirá naquele fragmento. Porém, se houver a chegada de sementes de outros fragmentos vizinhos, esse fragmento continuará ocupado por essa espécie. Esse é o chamado efeito de resgate.

O que é o efeito de borda?

Os efeitos de borda podem ser divididos em abióticos e biológicos diretos ou indiretos. Os efeitos abióticos envolvem mudanças nos fatores climáticos ambientais, onde a zona de influência das bordas apresenta maior exposição aos ventos, altas temperaturas, baixa umidade e alta radiação solar.

O que significa efeito resgate em metapopulações?

Depois de um tempo essa população se extinguirá naquele fragmento. Porém, se houver a chegada de sementes de outros fragmentos vizinhos, esse fragmento continuará ocupado por essa espécie. Esse é o chamado efeito de resgate.

Qual a diferença entre a população e comunidade?

Conceitos básicos: Indivíduo: corresponde a cada ser vivo membro de uma espécie; População: conjunto de Indivíduos Comunidade: conjunto de populações de várias espécies que ocupam um habitat; Ecossistema: conjunto de indivíduos de todas as classes somadas aos fatores abióticos (ambiente); Biosfera: conjunto de todos os …

Como é constituída a população de um local?

População é o conjunto de todos os habitantes de determinado local. Também pode estar relacionado com os indivíduos de mesma espécie que coexistem em um mesmo lugar ou região.

Qual é a importância do conceito de metapopulações para a conservação da natureza no mundo atual?

A relação entre a ecologia de metapopulações e a genética populacional é bem forte, pois ambos estudam a estrutura espacial da população e a taxa de migração. Geneticistas utilizam como base os estudos de metapopulações para relacionar com mudanças na frequências de genes devido a seleção natural e deriva genética.

O que é uma subpopulação?

Subpopulações são definidas como grupos da população, separados geograficamente ou de outra forma, entre os quais há poucas trocas demográficas ou genéticas (geralmente um migrante ou gameta bem sucedido por ano ou menos).

Quais as consequências da formação de Metapopulações?

Para muitas espécies a fragmentação de hábitats representa um grande risco à sua sobrevivência, uma vez que suas populações não conseguem se adaptar ao hábitat alterado. Algumas, no entanto, desenvolvem estratégias que aumentam suas chances de permanência naquele local.

O que é o efeito de borda e quais são seus problemas?

O efeito de borda é um conjunto de alterações físicas e bióticas que ocorrem nos ecossistemas devido à abertura de clareiras e ao desmatamento em seu entorno. Quando um pedaço de mata passa a estar cercada por áreas abertas ocorre um aumento da incidência de luz solar no entorno do fragmento.

Qual o efeito de bordas sobre os fragmentos?

As árvores das extremidades desses fragmentos ficam expostas ao clima, parasitas e outros fatores biológicos e químicos, se tornando menos saudáveis e morrendo lentamente. Este processo é o que chamamos de efeito de borda.