Quando usar o mais-que-perfeito do indicativo?

Quando usar mais-que-perfeito do indicativo?

Usamos o pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo para indicar um fato que aconteceu antes de outra ação passada. Além disso, ele pode indicar um acontecimento situado de forma incerta no passado. Quando a polícia chegou, a confusão já tinha passado.

O que é o verbo mais-que-perfeito?

O pretérito mais-que-perfeito composto forma-se com o verbo auxiliar “ter” (ou “haver” na linguagem formal) no pretérito imperfeito, seguido do particípio passado do verbo principal: Exemplo: Verbo telefonar: nós tínhamos telefonado.

Quando usar o pretérito perfeito é o mais-que-perfeito?

O pretérito perfeito indica um momento determinado do passado: “… o árbitro apitou”. O pretérito mais-que-perfeito indica um momento antes do pretérito perfeito: “… a bola já entrara.”

Qual a diferença do pretérito perfeito para o mais-que-perfeito?

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. … O pretérito perfeito e o pretérito mais-que-perfeito possuem formas compostas no modo indicativo e subjuntivo.

Como se conjuga o pretérito mais-que-perfeito?

Terminações do pretérito mais-que-perfeito do indicativo (verbos regulares)

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ara. (Tu) radical + -aras. (Ele) radical + -ara. (Nós) radical + -áramos. …
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -era. (Tu) radical + -eras. (Ele) radical + -era. (Nós) radical + -êramos. …
  3. ª conjugação (-ir)

O que é pretérito mais do que perfeito?

O pretérito mais-que-perfeito do indicativo é um tempo verbal empregado para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado. Ele é geralmente utilizado em situações formais ou em textos literários. Exemplos de frases: Diogo falara de seus pais.

Como usar o pretérito perfeito?

Pretérito Perfeito (simples) – Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Por exemplo: Ele estudou as lições ontem à noite. Pretérito Perfeito (composto) – Expressa um fato que teve início no passado e que pode se prolongar até o momento atual.

Qual a diferença de sentido entre o pretérito mais-que-perfeito simples e composto?

No entanto, há subtilezas no seu uso: o simples é usado sobretudo na escrita literária, enquanto o composto é mais usado na oralidade. A formação do pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo é formado pelo pretérito imperfeito do indicativo do verbo auxiliar ter mais o particípio passado do verbo principal.

O que é pretérito perfeito exemplos?

O pretérito perfeito composto é usado para mostrar uma ação repetida que aconteceu no passado e se estende até o presente. Ele é constituído pelo verbo auxiliar “ter” conjugado no presente do indicativo e um verbo principal no particípio (-ado, -edo, -ido): Exemplo: Eu tenho andado feliz esse mês.

O que é pretérito perfeito Imperfeito e Mais-Que-Perfeito?

Pretérito Perfeito, Imperfeito e Mais-que-perfeito Ou seja, um fato que ainda não foi terminado. Assim, o pretérito imperfeito indica uma continuidade da ação. Já o pretérito mais-que-perfeito é empregado para uma ação que ocorreu no passado antes de outra ação.

Qual a diferença do pretérito perfeito do pretérito imperfeito?

* O pretérito perfeito, diferenciando-se do imperfeito, indica a ação momentânea, determinada no tempo. Já o imperfeito expressa uma ação durativa, não limitada no tempo.

Qual é o tempo pretérito?

Passado, ou mais conhecido como Pretérito, que significa um ato que ocorreu um tempo antes do presente, ou seja, que passou, existem para o pretérito (passado) alguns tipos de classificações: Pretérito Perfeito, Pretérito Simples, composto; mais-que-perfeito e Pretérito Imperfeito.

O que é pretérito perfeito simples e composto?

Os verbos se conjugam da seguinte forma: o pretérito perfecto compuesto é formado pelo verbo auxiliar haber no presente do indicativo mais o verbo principal no particípio. O particípio permanece invariável, ou seja, não faz concordância com o sujeito, que é expresso pela pessoa na qual o verbo haber é conjugado.

O que é pretérito simples e composto?

Pretérito Perfeito (simples) – Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Por exemplo: Ele estudou as lições ontem à noite. Pretérito Perfeito (composto) – Expressa um fato que teve início no passado e que pode se prolongar até o momento atual.