Quando usar o teste t para amostras independentes?
Sejam duas variáveis aleatórias X e Y, normalmente distribuídas [~N(μ,σ2)]. Se o objetivo é comparar a média dos valores destas variáveis, pode-se utilizar o teste “t” de Student para esta finalidade.
Qual a finalidade do teste t?
Os testes t são testes de hipótese úteis na estatística quando é necessário comparar médias. Você pode comparar uma média amostral com um valor hipotético ou com um valor alvo usando um teste t para uma amostra. Você pode comparar as médias de dois grupos com um teste t para duas amostras.
O que é uma amostra independente?
Amostras Independentes: Quando os elementos das amostras provêm de indivıduos distintos. Amostras Pareadas/Dependentes: Quando os elementos das amostras provêm dos mesmos indivıduos ou de indivıduos pareados.
Quando usar teste t Student?
Este teste é usado quando as amostras possuem variâncias diferentes. Para confirmar se as variâncias são realmente diferentes, é recomendável realizar um teste de variâncias.
Qual a diferença entre os teste t para duas médias e o teste t para duas médias pareadas?
O objetivo é o mesmo que o do teste t utilizado para comparar duas amostras, porém, a diferença é que no teste t pareado as amostras são dependentes. No exemplo acima, por exemplo, um mesmo indivíduo foi medido mais de uma vez – uma antes e outra depois da dieta.
Como se aplica o teste t?
Um teste–t pareado simplesmente calcula a diferença entre observações emparelhadas (por exemplo, antes e depois) e, em seguida, realiza um teste–t para 1 amostra sobre as diferenças.
Como funciona o teste t?
Para um teste bilateral, se o valor absoluto do valor t é maior do que o valor crítico, você deve rejeitar a hipótese nula. Caso contrário, você não deve rejeitar a hipótese nula.
Como saber se duas amostras são independentes?
Por isso é importante saber se as amostras são dependentes ou independentes:
- Se os valores em uma amostra afetam os valores na outra amostras, então as amostras são dependentes.
- Se os valores em um amostra não fornecem informações sobre os valores na outra amostra, então as amostras são independentes.
O que é uma amostra pareada?
Num estudo pareado, temos duas amostras mas cada observação da primeira amostra é pareada com uma observação da segunda amostra. Tal delineamento ocorre, por exemplo, num estudo de medidas feitas antes e depois no mesmo indivíduo ou num estudo de gêmeos (onde cada conjunto de gêmeos forma um dado pareado).
Quando usar a distribuição normal ou t de Student?
Quando n é maior ou igual a 30 sempre utilizamos a distribuição normal. A distribuição t de Student é utilizada para problemas com amostras pequenas. Observe que quanto maior o grau de liberdade, mais a distribuição t de Student se aproxima da distribuição normal.
Quando devemos aplicar o teste t de Student e o Qui quadrado x2?
Quando usar o teste Chi Quadrado? Devemos usar o teste Chi Quadrado de Pearson quando queremos comparar duas variáveis categóricas independentes entre si. No exemplo acima é evidente a independência pois temos 30 pacientes distintos para cada tratamento e a melhora ou piora é atribuída a um único indivíduo.
Qual a diferença do teste t para o teste Z?
O teste Z é usado quando o tamanho da amostra é grande, ou seja, n> 30, e o teste t é apropriado quando o tamanho da amostra é pequeno, no sentido de que n <30.
Quais são os tipos de teste t?
Tipos de testes t
Teste | Propósito |
---|---|
Teste t para 2 amostras | Testa se a diferença entre as médias de duas populações independentes é igual a um valor alvo |
Teste t pareado | Testa se a média das diferenças entre observações independentes ou pareadas é igual a um valor alvo |
Como escrever o resultado de teste t?
Teste T
- t (graus de liberdade) = valor estatístico do teste, p = valor de p.
- Exemplo: t(50) = 3.43, p < .01.
16 de jun. de 2020
Comentários