O que é um Eupatrida?

Qual o significado de Eupatrida?

[ História ] Que ou quem era membro das famílias aristocráticas que dominavam Atenas, na Antiguidade clássica.

Quem eram os eupátridas e qual o seu poder?

Eupátridas: Eram os bem nascidos, membros da aristocracia ateniense, grandes proprietários de terras e escravos. Inicialmente, possuíam amplos poderes sobre o governo da pólis, mas depois de algumas reformas, em especial a de Sólon, o seu poder acabou se tornando mais limitado.

O que significa a palavra genos?

A tradução desta palavra por raça, estirpe ou família, embora correta, não apreende o seu significado essencial. Genos deriva de gignomai (nascer, devir). O genos comum a um grupo de indivíduos marca a comunhão de uma natureza por nascimento, formando uma comunidade.

O que significa a palavra Hoplitas?

Soldado a pé, bem armado e com armadura pesada, na antiga Grécia.

O que significa pólis grego?

A pólis grega ou cidade-Estado é um dos elementos fundamentais da civilização grega, resultante da conjugação de um conjunto variado de fatores. … A pólis era, também, um sistema de vida e, portanto, um modo de formar e moldar os cidadãos gregos que dela faziam parte.

Quem foram os Georgois?

Georgóis: pequenos proprietários, também livres e considerados cidadãos; Demiúrgos: comerciantes que enriqueceram e também possuíam o status de cidadãos; Metecos: estrangeiros que, em geral, se dedicavam ao comércio e não possuíam direitos políticos; … Não possuíam direito à participação política.

Quem eram os eupátridas Brainly?

Os eupátridas consistiam em um grupo social da Grécia Antiga detentores de altas posições, constituindo a nobreza da região da Ática (correspondente a Atenas e regiões circunvizinhas). … Em grego, o termo significa algo como “aqueles bem nascidos”, ou “os de pais nobres”.

Como surgiu os eupátridas?

Em 600 a.C., Atenas, a principal cidade grega, encontrava-se dividida. Os eupátridas, como eram chamados os aristocratas, subjugavam os agricultores com empréstimos impagáveis. Encurralados, os pequenos proprietários perdiam suas terras e viravam escravos. Muitos deles chegaram a ser enviados à África.

Quem eram os genos como viviam?

Assim, os genos eram sociedades patriarcais, cujos membros compartilhavam laços consanguíneos. Nos genos, os bens eram comuns a todos os habitantes, ou seja, era baseado numa sociedade igualitária, donde seus membros (os gens) cultivavam as terras e criavam animais para o sustento de todos.

Como era a vida nos genos?

No campo político, os genos eram comandados por um líder comunitário chamado pater, que exercia funções de caráter judicial, administrativo e religioso. Mesmo com a divisão igualitária dos bens, o grau de parentesco com o chefe do genos era capaz de definir algumas distinções sociais.

Quem poderia se tornar hoplita?

Porém, durante uma guerra poderia chamar todo cidadão até a idade de 60 anos. Outras cidades-estado seguiam uma política similar o que significa que os hoplitas não eram soldados profissionais em treinamento permanente.

Qual era o objetivo da revolução Hoplítica?

A revolução hoplítica permitiu que mais gregos adquirissem direitos políticos, todos aqueles que eram capazes de se armar e lutar nos exércitos da cidade passam a adquirir o título de cidadão. A guerra e formação militar necessária para a defesa da pólis tornou-se definidor das subjetividades dos cidadãos gregos.

O que eram as pólis gregas?

A polis era controlada por uma oligarquia aristocrática e possuía uma organização própria e, portanto, independência social, política e econômica. A organização social da polis era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos.

Quais são as principais pólis gregas?

Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.