Quando se usa sapata corrida?

Quando usar sapatas corridas?

A sapata corrida é utilizada para suportar cargas oriundas de elementos contínuos que possuem cargas distribuídas linearmente como muros, paredes e outro elementos alongados. Por ser uma fundação rasa sua escavação geralmente é feita à mão sem a necessidade do uso de máquinas ou equipamentos especias.

Quando não usar sapatas?

Já as sapatas devem ser usadas quando o baldrame não é recomendado, por exemplo, nos casos de prédios mais pesados, casas com mais de um andar ou ainda em terrenos que apresentam uma baixa resistência do solo.

O que é uma sapata corrida?

As sapatas corridas são normalmente utilizadas como fundação de paredes estruturais. As sapatas têm, geralmente, o dobro da largura da parede estrutural, podendo ter uma largura superior.

Quando fazer sapata?

A sapata é um bloco de concreto armado construído diretamente sobre o solo dentro de uma escavação. Isto acontece quando o peso da casa é grande (como em sobrados) ou quando a casa é construída em terrenos fracos. Neste caso deverá ser adotada a sapata como fundação.

Qual a diferença entre sapata corrida e radier?

Sapata isolada é o elemento de fundação de concreto armado dimensionada para que as tensões de tração sejam resistidas exclusivamente pelo aço. Radier é o componente de fundação que abrange boa parte ou todos os pilares da edificação e distribui os esforços ao solo.

Em que tipo de solo as sapatas são indicadas?

Indicadas para áreas de solo estável e de alta resistência em suas camadas superficiais, as sapatas são elementos da fundação executadas com concreto armado. Esse concreto recebe em seu interior barras de aço ou armaduras que resistem aos esforços de tração, flexão e torção.

Quantos quilos suporta uma sapata?

CAPACIDADE DE CARGA LINEAR (Quanto aguenta por metro linear)
Sapata corrida em solo de Argila DURA [ 3 kgf / m2]
Baldrame com alvenaria de tijolo de barro maciço de 1 tijolo. 7.500 kgf / m
Baldrame com alvenaria de tijolo de barro maciço de 1 e 1/2 tijolo. 11.250 kgf / m

Como é feita a sapata corrida?

Como executar uma sapata corrida?

  1. Inicie a escavação do solo. …
  2. Em caso de terrenos inclinados, corte a vala em degraus com 10% de inclinação;
  3. Feito isso, amasse bem o fundo da escavação para garantir uma superfície uniforme e compacta;
  4. Aplique uma boa camada de concreto magro. …
  5. Em paralelo, a armadura é montada.

Quantas sapatas são necessárias?

Dados típicos para construção de fundações e sapatas

TIPO DE TERRENO RADIER (MALHAS) SAPATAS
Firme saibroso 40 x 40 cm 50 x 50 x 50 cm
Arenoso sem água 60 x 60 cm 70 x 70 x 70 cm
Argiloso de boa consistência 100 x 100 cm 110 x 110 x 110cm

Quanto uma sapata suporta?

PILARES. Entenda que 7.500 kgf/m indica que o baldrame de 1 e 1/2 tijolo sobre solo de argila rija vai aguentar 7.500 kilogramas por metro linear de sapata. Assim, uma parede de 4 metros de comprimento, o peso que a sapata vai aguentar será de 4 X 7.500 kg = 30.000 kg.

Quando se deve usar fundação radier?

A fundação radier também é muito utilizada quando se deseja evitar o recalque do solo por meio da obtenção de uma melhor distribuição de cargas para o solo ou para as estacas, uma vez que o radier distribui as cargas de toda a edificação uniformemente no terreno.

Onde não devemos usar radier?

Desvantagens da fundação em Radier Não é indicado para edifícios esbeltos e também construções com cargas concentradas.

Onde usar sapatas?

Indicadas para áreas de solo estável e de alta resistência em suas camadas superficiais, as sapatas são elementos da fundação executadas com concreto armado. Esse concreto recebe em seu interior barras de aço ou armaduras que resistem aos esforços de tração, flexão e torção.

Qual o melhor solo para fundação?

Solo argiloso
Solo argiloso Porém, normalmente as fundações rasas são as mais utilizadas nesses tipos de solo, sendo que caso seja necessário reforçar as sapatas, o uso dos radiers é recomendado. Para atingir mais segurança, o uso de estacas também é recomendado, mas não usual.