Como usar os pronomes oa os AS?

Quando utilizamos os pronomes o a os AS?

Caso substitua um objeto direto (ou seja, aquele que não tem preposição), pode-se utilizar o pronome “o”, “a”, “os” ou “as” dependendo do gênero e do número da pessoa. A criança deu o brinquedo a ele. A criança deu-o a ele.

Como usar o pronome oblíquo o?

De acordo com a Gramática Tradicional, quando o verbo não exigir preposição, usa-se o pronome oblíquo “o” ou “a”. Caso exija (enquadrando-se como verbo transitivo indireto), usa-se o pronome oblíquo pessoal “lhe”.

Como utilizar os pronomes?

Há três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo:

  1. Próclise – o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  2. Ênclise – o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  3. Mesóclise – o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

Onde colocar os pronomes?

Eles podem ser usados, na língua padrão, antes do verbo (próclise), depois do verbo (ênclise) e no meio do verbo (mesóclise). Esta última, apesar de fazer parte de nossas regras, não tenha muita aderência na comunicação atual, já que há outras maneiras de dizer a mesma coisa sem usar a mesóclise.

Quando se deve usar a crase?

A crase sempre será empregada antes de palavras femininas! Outra dica importante é que não basta apenas decorar o momento ideal para utilizar a crase, mas também entender a estrutura e o enunciado das frases. Para que haja crase, é preciso que exista uma sequência de duas vogais iguais, que sofrem contração.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como usar o se antes ou depois do verbo?

2) Em termos gerais, quando átono (ou seja, sem autonomia sonora), o pronome (no caso, o se) se “pendura”, quanto à pronúncia, no verbo, conforme o melhor som (eufonia): I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: “O advogado não se conteve em audiência”; II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise.

Quando se usa o pronome oblíquo lhe?

Pronome pessoal oblíquo, “lhefunciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a “a ele”, “a ela”, “a você”, “ao senhor” : “Obedecemos aos nossos pais.” “Obedecemos-lhes.”

Quais são os tipos de pronomes?

Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos. Além dessa classificação principal, os pronomes também podem ser classificados em adjetivos e substantivos.

Quando usar crase exemplos?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

O que atrai o pronome se?

“Li em um livro que a conjunção subordinativa ‘seatrai o pronome, por questões de eufonia. … Se modificarmos a frase para introduzir nela uma conjunção subordinativa, veremos que o pronomese” muda de lugar em relação ao verbo: “Como se sabe que o Rio de Janeiro é um lugar muito bonito, decidimos passar as férias lá”.

É errado começar frase com pronome?

É regra da colocação pronominal, não começar frase com pronome oblíquo átono (me, se, te, a, o, lhe, nos, vos, as, os, lhes), deve-se começar a frase com o verbo e o pronome se colocado na sequência. Ex.: Livre-se de tudo.

Quando se usa a crase?

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Como saber se a crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase “fui à feira”, por exemplo. “Substitua ‘feira’ por ‘supermercado’. Se o ‘a’ virar ‘ao’, o ‘a’ em questão tem que receber o acento grave.