Quando usar a via intratecal?

Quando utilizar a via intratecal?

É usada apenas caso não haja outras vias disponíveis por ser muito dolorosa. O emprego desta via deve-se à difícil passagem dos medicamentos para o tecido nervoso especialmente a região do encéfalo.

Qual a vantagem da via intratecal?

A administração intratecal dos referidos princípios ativos vem tornar possível a obtenção de uma eficiente ação antiespática, analgésica e anestésica, com as vantagens de um rápido início de ação, ausência de bloqueio motor, baixa exposição fetal e diminuição dos efeitos secundários sistémicos.

O que é a via intratecal?

[ Anatomia ] Que ocorre ou está situado no interior das tecas, membranas protectoras de uma estrutura anatómica , em especial da medula espinal (ex.: injecção por via intratecal; pressão intratecal; quimioterapia intratecal).

Quem pode administrar a via intratecal?

A Polimixina B quando utilizado por via intramuscular ou intratecal, deve ser administrado apenas a pacientes hospitalizados, com supervisão constante. O uso por via intramuscular não é recomendado devido ao fato de esta via causar dor intensa no local da injeção, particularmente em crianças.

Como fazer intratecal?

em geral é realizado com uma punção da câmara do reservatório através da pele, com o uso de anestésico tópico ou mesmo sem anestesia. O intervalo de tempo para realização do refil varia conforme a medicação utilizada e a taxa de infusão, mas geralmente ocorrem entre 2 a 4 meses.

Qual a via de absorção mais rápida do medicamento?

1.1) Intramuscular (IM): deposita a medicação profundamente em tecidos musculares esqueléticos como o deltoide, o tríceps, glúteo máximo, etc. A absorção é mais rápida por ser muito vascularizado, sendo menos dolorosa devido os músculos possuírem poucos nervos sensoriais.

Quais as vantagens e desvantagens da via retal?

Vantagens Desvantagens
Rápida absorção. Absorção irregular e incompleta.
Irritação da mucosa retal.
Posição desconfortável para o paciente.

Quais as vantagens e desvantagens das diferentes vias de administração?

Vias de Administração

VANTAGENS DESVANTAGENS
Efeito rápido com segurança. Via de depósito ou efeitos sustentados. Fácil aplicação. Utilizado quando há necessidade de administração de maior quantidade de volume. Dolorosa Substâncias irritantes ou com pH diferente Não suporta grandes volumes

10 de jul. de 2015

Qual o nome do exame realizado por via intratecal?

Cintilografia, dos Espaços Liquóricos.

O que significa IT na enfermagem?

Grande parte dos agentes antineoplásicos não atravessa a barreira hematoliquórica, o que torna difícil o tratamento e a profilaxia da leucemia meníngea e da carcinomatose meníngea decorrente do câncer de mama, linfoma e rabdomiossarcoma, entre outros tumores.

O que é intratecal quimioterapia?

Para o tratamento do linfoma chegar ao sistema nervoso central, a quimioterapia pode ser administrada diretamente no líquido espinhal, o que é denominado quimioterapia intratecal. Os medicamentos mais frequentemente utilizados na quimioterapia intratecal são o metotrexato e a citarabina.

Qual a via mais lenta de absorção de medicamentos?

2.3. Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta.

Porque a via intravenosa é a via mais rápida?

Quando um medicamento é administrado por via intravenosa, ele chega imediatamente à corrente sanguínea e tende a apresentar efeito mais rapidamente do que quando administrado por qualquer outra via.

Quais as desvantagens da via retal?

Desvantagens. A absorção pode ser errática ou incompleta, especialmente em pacientes com motilidade intestinal aumentada. Além disso, pode irritar a mucosa retal.