Quem são as Mães da Praça de Maio?

Quem foram as Mães da Praça de Maio?

As Mães da Praça de Maio (em espanhol, Asociación Madres de la Plaza de Mayo) é uma associação argentina de mães que tiveram seus filhos assassinados ou desaparecidos durante o terrorismo de Estado da ditadura militar, que governou o país entre 1976 e 1983.

Quem são as Mães da Praça de Maio na argentina e o que ela querem?

Era sábado, 30 de abril de 1977, quando 14 mulheres vestiram um lenço branco na cabeça e foram à Praça de Maio, no centro de Buenos Aires. Elas buscavam informações sobre seus filhos, desaparecidos durante a ditadura militar instaurada na Argentina no ano anterior.

Por que as mães continuaram indo para a praça?

No dia 30 de abril de 1977, em plena ditadura militar na Argentina, 14 mulheres se reuniram na Praça de Maio, em frente à sede do governo em Buenos Aires, para protestar por seus filhos desaparecidos, iniciando assim 40 anos de uma luta incansável por verdade, memória, justiça e pela vida.

Por que se formou o grupo Madres de Plaza de Mayo?

Catorze mães que se encontravam desesperadas com o desaparecimento de seus filhos e filhas decidiram reunir-se na Plaza de Mayo, em frente à Casa Rosada, sede do poder federal. A razão deste encontro: receber alguma resposta do governo que, naquele momento, estava a cargo do ditador Jorge Rafael Videla.

Quem são os Montoneros?

Montoneros foi uma organização guerrilheira argentina da esquerda marxista que, no entanto, se definia como peronista. Isso o diferenciava de outras organizações político-militares (que surgiram entre as décadas de 1960 e 1970) e que apenas reconheciam uma origem comum no marxismo.

Qual foi a principal reivindicação das Mães da Praça de Maio?

· Principal reivindicação A principal reivindicação das Mães da Praça de Maio é que se revele o paradeiro de inúmeras crianças que foram tomadas das suas mães biológicas, que eram presas políticas da ditadura argentina, e entregues a famílias politicamente conectadas com o regime militar e que, por razões diversas, …

Qual a principal reivindicação do movimento Mães da Praça?

· Principal reivindicação A principal reivindicação das Mães da Praça de Maio é que se revele o paradeiro de inúmeras crianças que foram tomadas das suas mães biológicas, que eram presas políticas da ditadura argentina, e entregues a famílias politicamente conectadas com o regime militar e que, por razões diversas, …

O que significa viver sob uma ditadura militar?

Ditadura é um dos regimes não democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos regidos por uma pessoa ou entidade política onde não há participação popular, ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita.

Qual foi a justificativa para a denominação do movimento Mães da Praça de Maio?

As Mães da Praça de Maio eram mulheres que saíram às ruas em busca de seus filhos detidos e desaparecidos, cujo paradeiro os militares asseguravam desconhecer. À medida que seus filhos eram sequestrados e “desapareciam”, as Mães batiam em todas as portas que pudessem lhes dar notícias deles.

Como surge a ditadura?

Como surgiu a ditadura? Os primeiros indícios de ditadura surgiram na Antiguidade, quando Roma entrava em crise, era chamado um ditador para assumir o poder e fazer com que o governo voltasse à normalidade. O período no poder não podia ser superior a seis meses.

O que foi a ditadura militar na Argentina?

A Ditadura na Argentina teve início com um golpe militar no ano de 1966. O presidente Arturo Illia, que exercia o cargo legalmente dentro da constituição, foi deposto no dia 28 de junho daquele ano e a partir de então se sucedeu uma série de governos de militares até 1973.

Como era a vida das pessoas durante o regime militar?

Mas essa fase de euforia teve um preço alto: alguns setores militares e da polícia se especializaram em torturar, matar e esconder cadáveres. A censura barrava o acesso à informação e forçava artistas a viver no exílio. E demorou para o povo retomar o hábito de ir às ruas para se manifestar e cobrar por seus direitos.

Quais foram os resultados obtidos pelo movimento Mães da Praça de Maio?

Destes, 862 foram condenados, 530 faleceram e 715 ainda estão sendo julgados, segundo dados da Procuradoria do país. A luta pela memória e justiça avançaram no país durante os anos do kirchnerismo. Assim, Néstor e Cristina se tornaram como “filhos” para algumas, mas não para todas, cabe demarcar.

O que foi a Operação Condor e qual seu objetivo?

O objetivo da operação era debelar estruturas de organizações político-revolucionárias de orientação comunista a partir do compartilhamento de informações dos sistemas de inteligência e da ação conjunta das forças de repressão desses países.