Quem foram o Dragão do Mar?
Dragão do Mar, um jangadeiro que trabalhava no porto de Fortaleza, foi uma figura importantíssima nessa luta precursora. Ele liderou a última de quatro greves que os trabalhadores do porto realizaram em 1881. O movimento se recusava a transportar negros escravizados que seriam levados para outras províncias.
Quem criou o Dragão do Mar?
Paulo Linhares
Foi criado pelo então secretário da Cultura e atual Presidente do Instituto Dragão do Mar, o sociólogo e jornalista Paulo Linhares, durante a gestão do então Governador do Estado do Ceará, Ciro Gomes, na década de 90.
Que homenagem à cidade de Fortaleza ofereceu a Dragão do Mar?
Inaugurado em abril de 1999, o complexo foi batizado de Dragão do Mar em homenagem ao histórico personagem que também era conhecido por Chico da Matilde, pescador símbolo do movimento abolicionista cearense, que, em 1881, recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.
O que tem no Dragão do Mar?
O lugar tem salas de teatro e cinema, abre espaço para exposições e apresentações musicais, além de abrigar o planetário, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu da Cultura Cearense, entre outras atrações temporárias. A arquitetura do Dragão também é muito diferente e o espaço total do lugar é enorme!
Como surgiu o Dragão do Mar?
Na ocasião, Chico da Matilde embarcou com seus companheiros para o Rio de Janeiro, onde participou das comemorações pela abolição no Ceará e, junto com ele, levou embarcada uma de suas jangadas, nomeada Liberdade. A recepção e as comemorações abolicionistas na Corte ajudaram a consolidar a alcunha de Dragão do Mar.
Qual a origem do Dragão?
Os dragões talvez sejam uma das primeiras manifestações culturais ou mitos criados pela humanidade. … Em geral, acredita-se que possam ter surgido da observação por povos antigos de fósseis de dinossauros e outras grandes criaturas, como baleias, crocodilos ou rinocerontes, tomados por eles como ossos de dragões.
Por que Chico da Matilde?
Chico da Matilde contribuiu indiretamente com a primeira paralisação dos jangadeiros em janeiro de 1881, movimento que surgiu em diálogo com o movimento abolicionista do Ceará e tinha por objetivo impedir que cativos fossem levados para as embarcações.
Quais foram as homenagens prestadas ao Dragão do Mar?
Outras presenças marcantes foram o Maracatu Az de Ouro e o percussionista Descartes Gadelha. Calé Alencar aponta o quanto a causa defendida pelo Chico da Matilde segue inspiradora para o Ceará e o Brasil. Trazer a “cultura da maritimidade” presente na MPB representa um estatuto de caminhada pela liberdade.
Que contribuição Dragão do Mar fez para o Ceará que foi tão importante?
Em 15 de abril de 1839, nascia em Aracati, no Ceará, Francisco José do Nascimento, o “Chico da Matilde”, que entrou para a história como o Dragão do Mar. …
Como trabalhar no Dragão do Mar?
Os interessados devem encaminhar o currículo para o e-mail [email protected], até 30 de junho de 2021, com o assunto “SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS”. O edital completo pode ser acessado no site do Dragão do Mar. A primeira fase consistirá em análise de currículo.
Quem foi Dragão do Mar de Aracati?
Em 15 de abril de 1839, nascia em Aracati, no Ceará, Francisco José do Nascimento, o “Chico da Matilde”, que entrou para a história como o Dragão do Mar. A proibição do tráfico intercontinental em 1850 havia fomentado o tráfico interprovincial de escravizados, principalmente entre norte/nordeste e sudeste.
Quem foi o Dragão do Mar Iracema?
Francisco do Nascimento é um símbolo da resistência popular cearense contra a escravidão, e foi homenageado pelo governo do Ceará, com seu nome dado ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, pelo que ele e seus colegas realizaram nome da liberdade, em 1881, na Praia de Iracema.
Quando o Ceará aboliu a escravidão?
25 de março de 1884
Data Magna do Ceará Baiano de Inhambupe, Manuel Sátiro de Oliveira Dias, era o presidente da província do Ceará quando da libertação dos escravos de todo o estado em 25 de março de 1884. O Ceará foi a primeira província a abolir a escravidão no país.
O que significa o dragão na Bíblia?
Na Bíblia, o dragão é associado à serpente e simboliza o mal que é vencido por Cristo. Os dragões fazem parte do exército de Lúcifer, por oposição aos anjos do exército de Deus.
Comentários