O que significa a legítima?

Qual o significado de legítimas?

1. Fundado no direito, na razão ou na justiça. 4. Natural; justo; justificado.

Quem compoe a legítima?

A legítima, também denominada reserva, é a porção dos bens deixados pelo “de cujus” que a lei assegura aos herdeiros necessários, que são os descendentes, ascendentes e o cônjuge/companheiro. A legítima corresponde a 1/4 do patrimônio do casal, ou à metade da meação do testador.

Qual é o sinônimo de legítima?

25 sinônimos de legítima para 2 sentidos da palavra legítima: Que é verdadeira: 1 efetiva, real, atual, existente, palpável, factual, realista, concreta, fundada, fundamentada, justificada, provada, ativa, positiva.

O que significa prima legítima?

1. Prima legítima. 2- Filha da tia (irmã do pai) com o tio (irmão do mãe). Ganharei uma prima 100% consangüínea, ela é filha da minha tia (irmã da minha mãe) e do meu tio (irmão do meu pai).

O que é a sucessão legítima?

Caracteriza-se como legítima a sucessão deferida pela lei através da ordem de vocação hereditária, a qual traduz-se pela escala de preferência dos herdeiros no chamamento à herança.

O que quer dizer a palavra legitimidade?

Legitimidade é uma característica atribuída a tudo aquilo que cumpre o que é imposto pelas normas legais e é considerado um bem para a sociedade, ou seja, tudo que é legítimo. … Neste sentido, a legitimidade de uma ação ou de um processo se dá quando esta está de acordo com as normas pré-estabelecidas pela jurisdição.

Qual é a ordem da sucessão legítima?

A sucessão legítima defere-se na ordem seguinte: I – aos descendentes, em concorrência com o cônjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime da comunhão universal, ou no da separação obrigatória de bens (art. … III – ao cônjuge sobrevivente; IV – aos colaterais.

Quem é a legítima no testamento?

O instituto da legítima está conceituado no artigo 1.846 do Código Civil, que dispõe que “pertence aos herdeiros necessários, de pleno direito, a metade dos bens da herança, constituindo a legítima”. Os herdeiros necessários são os descendentes, os ascendentes e o cônjuge, conforme artigo 1.845 do CC.

Que torna legítimo?

Tornar legítimo; fazer reconhecer por autêntico um poder, um título etc.; autenticar, revalidar: legitimar uma certidão de nascimento. Apresentar como justificativa, como motivo; justificar: nada legitima uma ação má. Assumir como autêntico, verídico, legítimo; validar: legitimar comportamentos nômades.

Quando algo é verdadeiro?

adjetivo Conforme à verdade; autêntico, verídico: episódio verdadeiro. Que tem as qualidades essenciais à sua natureza; sem mistura ou alteração; puro, genuíno: ouro verdadeiro.

O que é a filha da minha prima e minha?

Por exemplo, o filho do primo é chamado de primo-sobrinho e o primo do pai é chamado de primo-tio, sendo os dois filhos de dois primos diferentes primos de terceiro grau entre si, e assim por diante.

O que a filha da minha prima e da minha filha?

Filha do seu primo ou prima. Neta do seu tio ou tia.

Qual a ordem da sucessão legítima?

A sucessão legítima defere-se na ordem seguinte: I – aos descendentes, em concorrência com o cônjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime da comunhão universal, ou no da separação obrigatória de bens (art.

Quem são os herdeiros legítimos?

Os herdeiros legítimos dividem-se em herdeiros necessários e herdeiros facultativos. Os necessários são ascendentes, descendentes e cônjuge ou companheiro sobrevivente. São considerados ascendentes os pais, os avós e os bisavós. Já os ascendentes são os filhos, os netos, os bisnetos.