Qual o significado de lesão medular?
Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan., a lesão medular (LM) caracteriza-se por um comprometimento na medula espinhal, que ocasiona perda total ou parcial da função motora e/ou sensitiva, resultando na deficiência física, seja com um quadro de paraplegia ou tetraplegia.
O que pode causar uma lesão medular?
Causas. Normalmente, a lesão da medula espinhal é resultado de um acidente (por exemplo, acidente de automóvel, queda, ferimento em esportes) ou atos de violência, como ferimentos por arma de fogo.
Quando ocorre a lesão medular?
As lesões na medula espinal ocorrem quando uma força física direta lesa vértebra, ligamentos ou discos da coluna espinal, causando hematoma, esmagamento ou ruptura do tecido da medula espinal; e quando a medula espinal é penetrada (p. ex., por bala ou ferimento com faca).
Quais são as principais sequelas da lesão medular?
2.2 Seqüelas da Lesão Medular Ainda podem ocorrer outros comprometimentos indiretos como depressão, hipotensão ortostática, disreflexia autonômica, espasticidade muscular, osteomielite, trombose venosa profunda, espasmos de músculos flexores, ossificação heterotópica, osteoporose, síndrome dolorosa e atelectasia.
Quais os sintomas de inflamação na medula?
Principais sintomas
- Dor na coluna, especialmente na parte de baixo das costas;
- Formigamento ou sensação de queimação no peito, abdômen, pernas ou braços;
- Fraqueza nos braços ou pernas, com dificuldade de segurar objetos ou andar;
- Inclinação da cabeça para frente, e dificuldade para engolir;
O que acontece se a medula espinhal sofrer uma lesão?
Se a medula espinhal for lesionada, os nervos que se encontram no local da lesão ou por baixo da mesma sofrem uma disfunção, causando perda de controle muscular e perda de sensação. Contudo, as crianças podem sofrer lesões da medula espinhal em que os nervos sofrem de disfunção apenas temporária e brevemente.
O que acontece quando a medula e lesionada?
Se a medula espinhal for lesionada, os nervos que se encontram no local da lesão ou por baixo da mesma sofrem uma disfunção, causando perda de controle muscular e perda de sensação. Contudo, as crianças podem sofrer lesões da medula espinhal em que os nervos sofrem de disfunção apenas temporária e brevemente.
Quais são as fases da lesão medular?
Os eventos estão divididos em fase imediata (2 horas), aguda (2 a 48 horas), subaguda (48 horas a 14 dias), intermediária (14 dias a 6 meses) e crônica (a partir de 6 meses).
Quando ocorre a paraplegia?
O que é paraplegia? As paraplegias ocorrem quando as vias motoras e sensitivas que percorrem a medula espinhal são interrompidas por um acidente ou outro motivo qualquer, geralmente no nível da coluna dorsal ou lombar. Essa interrupção pode ser completa ou incompleta, levando assim a diferentes repercussões e sintomas.
Quais as consequências de uma lesão na medula espinhal?
A paralisia e a perda da sensibilidade de algumas partes do corpo são comuns – desde paralisia total ou dormência a vários e diferentes graus de perda de sensações ou movimentos. A lesão pode resultar em morte, principalmente se houver paralisia dos músculos da respiração.
Quais são as 3 principais funções do organismo perdidas com a lesão medular?
O mais comum é a perda motora, sensorial e desaceleração de alguns órgãos internos do corpo (função do nervo autônomo) abaixo do nível da lesão. Em geral, quanto mais alto na medula espinhal ocorre uma lesão, mais função, sensação e funções corporais internas serão afetadas.
Como Desinflamar medula espinhal?
Os medicamentos mais usados para o tratamento de lesões na medula espinhal são: Diclofenaco Potássico. Diclofenaco Resinato.
Como diagnosticar mielite?
Como confirmar o diagnóstico O médico além de avaliar os sintomas e o histórico de doenças, geralmente também pede alguns exames de diagnóstico, como ressonância magnética, punção lombar e vários exames de sangue, que ajudam a fazer o diagnóstico diferencial e confirmar o diagnóstico da mielite transversa.
Por que uma lesão na medula espinhal pode causar paralisia?
Porque ela pode cortar, comprimir ou danificar a medula espinhal, uma massa de tecido nervoso que conecta o cérebro ao corpo e vai da base do crânio até a segunda vértebra lombar.
Comentários