Quem foi o fundador da cidade de Goiânia?

Quem foram os fundadores da cidade de Goiânia?

Em 24 de outubro de 1933, em local definido pelo engenheiro, arquiteto, urbanista e paisagista Attilio Corrêa Lima, responsável pelo projeto urbanístico da nova capital, Pedro Ludovico lançou a pedra fundamental de Goiânia. A data foi escolhida para homenagear os três anos da revolução de 1930.

Qual o nome do fundador de Goiânia?

24 de outubro de 1933Goiânia / Fundação

Quem fundou a cidade de Goiás?

De acordo com a história, Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como o Anhanguera, foi o primeiro bandeirante a ocupar Goiás. Entretanto, o Estado era conhecido e fazia parte da rota dos Bandeirantes já no primeiro século da colonização do Brasil.

Porque a cidade de Goiânia recebeu esse nome?

A origem mais provável do nome Goyanna é que venha da palavra em Tupi-Guarani “Guyanna”, que significa “terra de muitas águas”. Outros estudiosos dizem que a tradução do tupi pode significar também “gente estimada”.

Como foi fundada a cidade de Goiânia?

24 de outubro de 1933Goiânia / Fundação

Como foi criada a cidade de Goiânia?

A cidade de Goiânia, atual capital do estado de Goiás, foi formada a partir das transformações políticas que marcaram a história do nosso país na década de 1930. … Isso porque a Cidade de Goiás, primeira capital goiana, criada no século XVIII, havia sido fundada em razão da atividade aurífera naquela época.

Quem foi Pedro Ludovico?

Biografia. Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1915). Um dos líderes da Revolução de 1930, em Goiás, interventor federal no estado (1930-1933) e governador de 1935 a 1937, foi responsável direto pela mudança da capital de Goiás para Goiânia.

Qual é o maior bairro de Goiânia?

Setor Jardim América
O Setor Jardim América é o bairro mais populoso de Goiânia, segundo o último censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Também é um dos maiores em extensão, e por isso ganhou fama entre os goianos como “outra cidade dentro de Goiânia”.

Como surgiu a cidade de Goiás?

Goiás Velho – A cidade de Goiás, hoje conhecida como Goiás Velho, foi a primeira capital do Estado e surgiu da existência de um vilarejo chamado Arraial de Santana, fundado em 1727 por Bartolomeu Bueno, filho de Bartolomeu Bueno da Silva, o bandeirante conhecido como Anhangüera, que havia partido de São Paulo em …

Quando a cidade de Goiás foi fundada?

Distrito criado com a denominação de Santana de Goiás, em 1729. Elevado à categoria de vila com a denominação de Boa Vista de Goiás, por Carta Régia, de 11-02-1736. Instalado em 25-07-1739. Elevado à condição de cidade com a denominação de Goiás, por Carta de Lei de 17-09-1818.

Qual o significado do nome da cidade de Goiânia?

A origem mais provável do nome Goyanna (atualmente Goiana), é que Goyanna venha da palavra em Tupi-Guarani “Guyanna”, que significa “terra de muitas águas”. O topônimo do município aparece pela primeira vez nos catálogos da Companhia de Jesus, em 1592, com o nome de aldeia de “Gueena”.

Como foi escolhido o nome da cidade de Goiânia e quando começou a ser utilizado?

Em 24 de outubro de 1930, homenageando à data em que o presidente Washington Luís foi deposto e Getúlio assumiu o poder, foi lançada a pedra fundamental para a construção da nova cidade, cujo nome – eleito posteriormente, via concurso – trouxe o elemento do “novo”: Goiânia (“Goia” [de Goiás] mais Nea [do latim “neo”, …

Como se formou a população de Goiânia?

Segundo dados do IBGE, aproximadamente 25% da população de Goiás é composta por imigrantes, vindos principalmente, dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Bahia, Piauí, como também do Distrito Federal. A composição étnica da população goiana é a seguinte: Pardos: 50,9%. Brancos: 43,6%.

Como era a cidade de Goiânia antigamente?

Veja como tudo começou e saiba como era Goiânia A cidade foi planejada para ser a capital política e administrativa de Goiás, em meio ao movimento da “Marcha para o Oeste“, que foi uma política desenvolvida pelo então presidente Getúlio Vargas, incentivando o desenvolvimento e a ocupação da região Centro-Oeste do país.