Qual o método de controle mais utilizado para a broca da cana-de-açúcar?
Para controlar a broca-gigante utilizam-se inimigos naturais, manejo cultural e semioquímicos. Essa combinação de métodos, quando bem aplicados, é eficiente, duradoura e seletiva. Mesmo assim, o método mecânico – catação manual de lagartas e pupas – ainda é utilizado.
Como ocorre o controle biológico da broca da cana-de-açúcar?
Uma das melhores formas para o controle da broca da cana-de-açúcar é o Controle Biológico. Neste caso, o agente biológico é uma vespa – Cotesia flavipes – que ataca a broca ainda na fase de lagarta. A vespa se alimenta das reservas (gordura) da broca, enfraquecendo-a e levando-a a morte.
Quais são os principais problemas enfrentados por nossos agricultores atualmente em relação ao manejo de pragas na cana?
Mas um dos problemas averiguados é que muitas vezes as aplicações são mal feitas (aplicações em área total; bicos entupidos/desregulados; etc); com baixa dose de inseticidas; problema na qualidade da água de aplicação, entre outros.
Quando se faz um controle biológico ou químico para controle de pragas em cana-de-açúcar?
Antes da liberação da vespinha é importante que seja feito o levantamento da quantidade de lagartas na área quinzenalmente, quando as plantas apresentarem os primeiros internódios visíveis (plantas com três meses) e até quando não for possível entrar no meio do canavial (12 meses).
Como combater broca de cana?
3:115:54Clipe sugerido · 54 segundosMIP Experience – Broca da cana-de-açúcar – YouTubeYouTube
O que é controle biológico aplicado?
Controle Biológico Aplicado: trata-se de liberações em massa de predadores ou parasitoides, após criação laboratorial de larga escala. Esse tipo de controle biológico é bem aceito pelo mercado, pois tem um tipo de ação rápida, muito semelhante à de inseticidas convencionais.
Como controlar broca da cana?
a broca da cana-de-açúcar pode ser controlada por meio de pulverização de triflumuron, lufenuron ou fipronil, direcionada para a região do palmito, quando houver 3% de canas com lagartas recém-eclodidas.
Por que o controle biológico é o mais eficiente para a Broca-da-cana?
Segundo o pesquisador da Unidade de Pesquisa da Embrapa, Harley Nonato de Oliveira, se as recomendações não forem seguidas de forma correta, o controle pode ser ineficiente. “O controle biológico apresenta diversos benefícios, inclusive o ambiental, porque reduz a necessidade de aplicação de inseticidas”, explica.
Quais principais pragas que os agricultores enfrentam?
Conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Embrapa, as principais pragas que atingem a lavoura são:
- Helicoverpa armigera. …
- Broca-do-café (Hypothenemus hampei) …
- Mofo Branco (Sclerotinia sclerotiorum) …
- Cochonilhas (Dactylopius coccus) …
- Mosca-das-frutas (e do caribe) …
- Ácaros.
Quais os tipos de danos causados pelas pragas?
O dano pode afetar o rendimento do produto ou sua qualidade, através do consumo direto dos tecidos ou órgãos da planta, frutos ou sementes, sucção de seiva, transmissão de doenças, competição por espaço e por nutrientes. Além disso, deve-se considerar o custo do controle destas pragas.
Quais pragas necessitam de controle na cultura da cana-de-açúcar?
As principais Pragas da Cana-de-açúcar são;
- Broca da cana-de-açúcar – (Diatraea saccharalis)
- Broca Gigante (Castnia licus)
- Cigarrinha-das-raízes (Mahanarva fimbriolata)
- Cupim da cana-de-açucar.
- Formigas Saúva (Atta capiguara)
- Besouros (Migdolus fryanus)
- Bicudo da Cana-de-açúcar (Sphenophorus levis)
Quais os danos causados pela broca da cana?
As perdas agronômicas causadas pela broca são: morte de perfilhos na fase inicial da cultura (coração morto), redução na absorção e transporte dos nutrientes e água, enfraquecimento das plantas (favorecendo quebras e tombamento), brotação lateral, infecção por fungos e bactérias oportunistas (Colletotrichum e Fusarium) …
Quais os principais danos diretos e indiretos da broca da cana?
Danos diretos causados por broca da cana-de-açúcar De maneira indireta, a abertura de orifícios torna a planta mais suscetível ao ataque de microrganismos como Colletotrichum falcatum e Fusarium moniliforme, que causam doenças como a podridão vermelha. Isso diminui a pureza do caldo pela inversão da sacarose.
Quais são os tipos de controle biológico?
O controle biológico de pragas pode ser dividido em quatro tipos: artificial, natural, clássico e o aplicado.
Comentários