Quem são os jejes?

Quem foram os jejes?

Jejes, daomeanos, evés, eués ou euês (em inglês: ewes) são um povo africano que habita o Togo, Gana, Benim (antigo Daomé) e regiões vizinhas, representado, no contingente de escravos trazidos para o Brasil, pelos povos denominados fons, minas, fantes e axantes. …

Como viviam os jejes?

Os jejes tentaram manter a singularidade dos seus rituais nas senzalas, ruas, mata ou qualquer outro lugar que permitisse o culto aos seus voduns (orixás), contudo esse processo demandou uma resignificação da sua religiosidade.

Quem é o rei de Jejé?

Os voduns no Jeje são basicamente os da Mitologia jeje e fom. Dambê é a serpente sagrada que representa o espírito de Vodum Dan. Mawu é o Ser Supremo dos jejes e fons. Lissá que é masculino, e também corresponsável pela Criação.

Como se chama pai de santo no Jejé?

Ialorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.

Como se chama Oxossi no jeje?

Em Jeje Mahi se cultuam Voduns, cujas origens e características se assemelham aos orixás Yorubás, e alguns tiveram origem de culto dos mesmos (um exemplo é Gú que tem origem de culto do orixá Ogum).

Quem são os povos bantu?

Os bantos foram um dos grupos mais numerosos a chegar ao Brasil na época da escravidão, trazidos de Angola, do Congo e de Moçambique. … Os bantos tiveram participação expressiva na formação da cultura e do povo brasileiro. Várias palavras do português falado no Brasil têm origem no quimbundo, uma língua banta de Angola.

Como eles eram tratados os escravos?

Os africanos eram tratados como se fossem um único povo, cuja cultura era considerada “inferior”. Por isso eram obrigados a trabalhar em situações degradantes, vivendo de forma precária, sendo punidos com violência caso não cumprissem as ordens que lhes eram dadas.

Quem eram e onde viviam os povos iorubás e bantos?

Eles pertenciam a uma grande variedade de povos, que no século XIX, foi classificada em dois grandes grupos linguísticos: banto e iorubá. Os iorubás constituem um grande grupo étnico-linguístico da África Ocidental, representando 20% da população da Nigéria.

O que é EFON?

A nação efon (ou, mais raramente, nação efã) é uma nação de candomblé de origem nagô (iorubá). Como nas demais nações de origem iorubana (Queto, ijexá e Nagô-Vodum), a nação efon cultua as divindades africanas chamadas orixás.

Como se chama Oxossi no Jeje?

Em Jeje Mahi se cultuam Voduns, cujas origens e características se assemelham aos orixás Yorubás, e alguns tiveram origem de culto dos mesmos (um exemplo é Gú que tem origem de culto do orixá Ogum).

Como chamar Oxóssi?

Oxóssi Meu Pai, caçador do plano espiritual, protetor na força e na fé, elevo meu pensamento a Vós, para pedir por Vossa proteção para minha casa. Com teu arco e tua flecha certeira, defendei-me das ofensas, das desgraças, da miséria, da fome e das pestes. Protegei-me Meu Pai Oxóssi, todos os dias de minha vida!

Quem eram e onde viviam os povos bantos?

Os bantos são um conjunto de povos que habitavam a África Central nas regiões que hoje compreendem Angola, Congo, Gabão e Cabinda. Apesar das diferenças étnicas, esses povos compartilhavam o mesmo tronco linguístico: eram falantes das línguas bantos.

Quais são as características do povo Bantu?

Ao contrário dos khoisan, caçadores nômades, os bantos já desde o início praticavam a agricultura, caça e a pesca. Além disso, conheciam a metalurgia, o que deu grande vantagem na conquista dos povos vizinhos.

Como os escravos eram tratados e como viviam?

Trazidos da África para trabalhar na lavoura, na mineração e no trabalho doméstico, os escravos eram alojados em galpões úmidos e sem condições de higiene, chamados senzala. Além disso, eles viviam acorrentados para evitar fugas, não tinham direitos, não possuíam bens e constantemente eram castigados fisicamente.