Qual o significado de normal e anormal?
A normalidade diz respeito a algo que esteja no seu estado natural ou que sirva de regra ou norma. É possível associar o normal ao comum ou ao habitual. O que é anormal, por conseguinte, é precisamente o contrário: o infrequente, aquilo que escapa do comum ou da lógica.
O que define ser anormal?
Significado de Anormal adjetivo Irregular; contrário ao que é normal, habitual, regular. Que foge ou se afasta das normas e dos padrões.
Qual é o conceito de normal para a filosofia?
Normal é aquilo ou aquele que segue a norma. Dentro desse mesmo contexto, normatização passa a ser o ato ou efeito de criar e estabelecer normas. Normalizar, por sua vez, passa a ser o retorno ao estado normal, à normalidade.
Quais os conceitos de normal e patológico?
Baseados em aspectos funcionais o fenômeno é considerado patológico quando produz sofrimento para o individuo e/ou para o seu grupo social. – Normalidade como processo. Este conceito considera os aspectos dinâmicos do desenvolvimento psicossocial, das desestruturações e das reestruturações ao longo do tempo.
Qual a definição da palavra normal?
Normal é um adjetivo que qualifica algo como comum, regular e usual, significando que não foge aos padrões ou a norma. Normal também pode representar a natureza sadia e natural de algo, que não apresenta defeitos ou particularidades, como problemas físicos ou mentais, por exemplo.
Quando algo se torna normal?
O comum leva ao conceito de normalidade quando aquele padrão estabelecido como um, de todos, de alguma forma garante sobrevivência e proteção àqueles que fazem parte. Quando a sobrevivência e a proteção ficam ameaçados, já não consideramos algo como normal. Por exemplo: é comum que jovens utilizem substâncias ilícitas.
Qual o sinônimo de anormal?
26 sinônimos de anormal para 4 sentidos da palavra anormal: Aquilo que é diferente da norma: 1 diferente, incomum, estranho, irregular, esquisito, anômalo, singular, atípico, invulgar, antinatural, aberrante, abnormal.
O que é normal para Freud?
Freud então surge com sua concepção onde expressa que a normalidade seria uma ficção ideal onde cada ego aproxima-se daquele de um psicótico em grau maior ou menor. Na esteira deste conceito outros pesquisadores tentaram um alinhamento, mas estava claro que a normalidade absoluta não existe.
O que é a normalidade?
Normal é um adjetivo que qualifica algo como comum, regular e usual, significando que não foge aos padrões ou a norma. Normal também pode representar a natureza sadia e natural de algo, que não apresenta defeitos ou particularidades, como problemas físicos ou mentais, por exemplo.
O que é considerado normal e patológico para Durkheim?
Para Durkheim, um fato social se torna patológico quando atinge grandes dimensões e ameaçam a sociedade. O crime (que pode ser definido como a transgressão da lei), por exemplo, é considerado um fato social normal já que é um fenômeno social observado em praticamente todas as sociedades.
O que pode ser considerado normal e ou patológico na adolescência?
Quanto ao primei- ro caso, são exemplos as fobias na tenra infância e os comportamentos de ruptura na adolescência. Podem ser considerados patologicamente normais, pelo contrário, a hipermaturidade de filhos de pais psicóticos e o conformismo (AJURIAGUERRA; MARCELLI, 1986).
Qual a definição do que é normal na sociedade atual?
A normalidade, portanto, seria a constituição de um padrão que assegura às pessoas que estão contidas nele uma certa proteção, segurança, continuidade, e, portanto, sobrevivência.
O que significa normalidade na psicologia?
A normalidade é um estado padrão, normal; é aquilo considerado correto, justo sob algum ponto-de-vista (WIKIPEDIA, 2010a). Sob determinada égide social, cultural é normal tudo que esteja conforme uma regra, mesmo que seu valor seja apenas presumido.
Quando algo é normal?
O que é Normal: Normal é um adjetivo que qualifica algo como comum, regular e usual, significando que não foge aos padrões ou a norma.
Comentários