Que direito S defendia Antígona?

Que direitos defendia Antígona?

“A tragédia Antígone discute o conflito entre o Direito Natural – o Direito considerado ‘pelos antigos como sendo de origem divina e aceito ipso facto como costumeiro ou consuetudinário – e o Direito que toma forma jurídica nas leis estabelecidas pelo governante, tradicionalmente denominado Direito Positivo(…).

Que tipo de direito defende Creonte e Antígona?

Síntese da obra A obra é marcada pelo confronto entre Antígona, que reclama para si um direito transcendente e Creonte, quem positiva uma lei contrária ao direito natural invocado por Antígona e relata o final da família dos Labdácias. Polinice, Etéocles, Ismênia e Antígona são os filhos de Édipo e sua mãe, Jocasta.

Qual é a corrente jurídica invocada por Antígona?

A clássica peça teatral Antígona (496-406 a.C.) serve como modelo para que se investigue os fundamentos da ordem jurídica contemporânea, centrada na teoria da justiça.

Qual o principal dilema de Antígona?

Por seu turno, Antígona traz outro conflito chave – não mais entre a pessoa e sua família, mas sim entre a família e a sociedade. Na última parte da trilogia tebana é retratado o dilema fundamental do Direito, que permanece essencialmente o mesmo desde a Grécia Antiga até os dias de hoje.

Qual a diferença entre direito positivo e direito natural?

A diferença entre direito natural e direito positivo é que o direito natural independe do Estado ou de leis. Por isso, é considerado autônomo. O direito positivo, por outro lado, depende de uma manifestação de vontade, seja da sociedade ou de autoridades.

Qual a defesa apresentada por Antígona para desobedecer a lei e enterrar seu irmão?

Antígona quer, por todos os meios possíveis (e impossíveis) resgatar o corpo do irmão, que é guardado pelos soldados, a fim de propiciar-lhe enterro digno, posto que acredita que os deuses querem tal fato, uma vez que o irmão não pode ser condenado ao castigo por toda a eternidade e, se morrer tentando realizar tal …

Em que se fundamenta o direito natural?

O direito natural é a ideia universal de justiça. É o conjunto de normas e direitos que já nascem incorporados ao homem, como o direito à vida. Pode ser entendido como os princípios do Direito e é também chamado de jusnaturalismo. … O Direito Natural tem seus valores estabelecidos por ordem divina, assim como pela razão.

O que vc entende sobre Antígona?

Antígona representa o respeito pela vida humana, a igualdade e o amor entre todos os seres humanos. Creonte representa a supremacia do Estado e suas leis, a obediência à sua autoridade acima do direito natural da humanidade e acima da precedência dos laços familiares.

Qual foi o crime cometido por Antígona qual foi a condenação dela o que essa desobediência revela sobre a posição da mulher na sociedade?

Do lado de Antígona, havia a desobediência das leis de seu país. Do lado de Creonte, havia a desobediência das tradições. Foi assim que cada um foi punido ao final, Antígona, por sua desobediência, provocou a morte de mais duas pessoas. Então, ela tornou-se uma heroína dos valores, mas que não gozou de prêmio nenhum.

Qual a história de Antígona?

Antígona é uma tragedia grega escrita por Sófocles composta por volta de 442 AC. É cronologicamente a terceira peça de uma sequência de três que fala sobre a cidade de Tebas, uma cidade estado grega, antiga aliada de Esparta. Diversos Reis mitológicos governaram Tebas dentre eles: Édipo, Polinice, Eteocles e Creonte.

O que é um direito natural?

O conceito de direito natural traduz-se na existência de um direito fundado na natureza das coisas e, em último tempo, na vontade divina, no direito justo, denominando-se por conceção jusnaturalista (do jusnaturalismo).

O que é direito positivo exemplo?

O que é Direito positivo: A Constituição Federal é um exemplo de direito positivo, pois assim como as outras leis e códigos escritos, serve como disciplina para o ordenamento de uma sociedade.

Porque enterrar os mortos era tão importante para Antígona?

O novo rei promulgou então um decreto pelo qual proibia que se prestassem honras fúnebres a Polinices, que considerava inimigo de Tebas. Todavia, Antígona considera dever sagrado, imposto pelos deuses e leis não escritas, dar sepultura ao morto, em especial em se tratando de parente próximo.

O que é direito natural exemplo?

Já o Direito Natural é superior ao Estado, ligado a princípios e nasce da própria natureza humana, como por exemplo, o direito à vida, à liberdade, à reprodução e corresponde à ideia de justiça.