O que diz a Lei de Moore?

Que diz a Lei de Moore?

Em abril 1965 o então presidente da Intel, Gordon Earle Moore, profetizou que a quantidade de transistores que poderiam ser colocados em uma mesma área dobraria a cada 18 meses mantendo-se o mesmo custo de fabricação. …

Qual é a importância da Lei de Moore?

Entenda porque ela é tão importante para a evolução do mundo e da tecnologia. Talvez você já tenha ouvido falar da famosa Lei de Moore, uma regra que, pelos últimos 50 anos vem prevendo com exatidão o modo como nossos pc’s evoluem em capacidade e diminuem em tamanho.

Quais as implicações da Lei de Moore?

A partir da observação cuidadosa de uma nova tendência, Moore concluiu que o poder da computação aumentaria tremendamente e que seu custo relativo cairia a um ritmo vertiginoso. Essa percepção, conhecida como Lei de Moore, transformou-se na regra de ouro da indústria eletrônica e em um trampolim para a inovação.

O que vai acontecer no fim da Lei de Moore?

A lei de Moore vai acabar. Haverá um tempo em que não seremos mais capazes de encaixar mais processadores em um único chip de silício. Os chips de silício parecem ter atingido seu pico quando se trata de desempenho e eficiência.

Quando acaba a Lei de Moore?

Mas o fim está agora à vista. A previsão de Gordon Moore de 1965 de que o número de componentes em um circuito integrado dobraria todos os anos até atingir 65.000 em 1975, é a maior previsão tecnológica do último meio século.

O que determina a Lei de amdahl?

A lei de Amdahl dá-nos uma medida do speedup máximo que podemos obter ao resolver um determinado problema com p processadores. A lei de Amdahl também pode ser utilizada para determinar o limite máximo de speedup que uma determinada aplicação poderá alcançar independentemente do número de processadores a utilizar.

Quando a Lei de Moore ainda é válida?

Mas o fim está agora à vista. A previsão de Gordon Moore de 1965 de que o número de componentes em um circuito integrado dobraria todos os anos até atingir 65.000 em 1975, é a maior previsão tecnológica do último meio século.

Quais as soluções encontradas pela indústria para garantir a Lei de Moore?

Finalmente, a solução para manter a Lei de Moore valendo no futuro pode implicar a incorporação da fotônica, MEMS e outras novas tecnologias no kit de ferramentas, disse Eric Hosler, da Hosler Consulting. Isso ocorre porque os consumidores não se importam com o tamanho do componente dentro de um chip.

Quais são as possíveis saídas para a previsão da Lei de Moore?

Segue um artigo interessante. Este defende que uma das saídas para a limitação da evolução dos computadores, a Lei de Moore, pode ser em software. … Há algumas alternativas em hardware sendo exploradas: chips em 3D, computação biológica, computação quântica.

Quando acabou a Lei de Moore?

Ela alimentou a prosperidade dos últimos 50 anos. Mas o fim está agora à vista. A previsão de Gordon Moore de 1965 de que o número de componentes em um circuito integrado dobraria todos os anos até atingir 65.000 em 1975, é a maior previsão tecnológica do último meio século.

Qual é a interpretação da Lei de amdahl em relação ao processamento paralelo?

Com a lei da Amdahl pode-se verificar quanto de um programa pode executar em paralelo e quanto desse mesmo programa precisa executar usando apenas um processador. Uma vez que a razão entre a porção paralela e a seqüencial é estabelecida, ela impõe um limite superior para o speedup possível da aplicação.

O que faz um opcode de controle?

Em informática, um código de operação (ou Opcode) é a referência à instrução que um determinado processador possui para conseguir realizar determinadas tarefas.

O que é a Lei de Moore explique se ela ainda existe na tecnologia e aplicações do dia dia?

Lei de Moore é uma expressão usada para se referir à observação feita por Gordon E. Moore sobre a tendência histórica da indústria de microchips e processadores. Segundo ela, o número de transistores dos chips teria um aumento de 100%, pelo mesmo custo, a cada dois anos.

Por que a previsão da Lei de Moore parou de se concretizar a partir de meados de 2005?

“O que está acabando, em termos de Lei de Moore, é a evolução dos chips de silício como a gente conhece”, conclui Wanner.