Que é a literatura?
A Literatura é uma arte produzida com palavras. Sua definição específica depende de questões diversas, tais quais de ordem social, histórica, cultural etc.
O que é literatura afinal?
A palavra literatura tem origem no termo em latim littera, que significa letra. E a literatura é um conjunto de habilidades que uma pessoa tem de ler e escrever de forma correta, mas não necessariamente artística.
O que é literatura e qual a sua função?
A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
O que é literatura De acordo com Antônio Cândido?
Candido destaca que chama de literatura, nesse texto, tudo aquilo que tem toque poético, ficcional ou dramático nos mais distintos níveis de uma sociedade, em todas as culturas, desde o folclore, a lenda, as anedotas e até as formas complexas de produção escritas das grandes civilizações.
O que é literatura e suas principais características?
Literatura: a arte das/com as palavras A arte literária pode ser considerada a partir da leitura e da análise de textos verbais, orais ou escritos. Sejam eles ficcionais, sejam verídicos, os textos têm o poder de provocar diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc.
Quais são as 5 funções da literatura?
As funções da literatura
- 1- Função político-social: realizar críticas sociais e políticas.
- 2- Função catártica: liberar emoções e sentimentos.
- 3- Função estética – gerar admiração pelo belo.
- 4- Função cognitiva – transmitir conhecimento.
- 5– Função lúdica – entreter, relaxar, envolver.
Quais são os tipos de literatura?
Tipos de Literatura Que Existem
- Literatura Infanto-juvenil.
- Literatura Infantil.
- Literatura de Cordel.
- Literatura Adulta.
- Literatura Cientifica.
- Literatura Popular.
- Literatura Humorística.
- Literatura Religiosa.
Qual é a função da literatura na sociedade?
A função social da literatura é facilitar ao homem compreender – e, assim, emancipar-se – dos dogmas que a sociedade lhe impõe. Isso é possível pela reflexão crítica e pelo questionamento proporcionados pela leitura.
O que é literatura de acordo com o conceito?
Literatura é uma palavra com origem no termo em latim littera, que significa letra. A literatura remete para um conjunto de habilidades de ler e escrever de forma correta. Existem diversas definições e tipos de literatura, pode ser uma arte, uma profissão, um conjunto de produções, e etc.
Qual é a importância da literatura para um pouco segundo Antonio Candido?
De acordo com Antonio Candido (1972), a literatura possui uma função humanizadora, pois atua na formação do próprio homem, isto é, a literatura supre a necessidade universal que o homem tem de ficção e poesia, contribuindo para a formação da personalidade humana e propiciando o conhecimento do mundo e do ser que dela …
Quantas são as funções da literatura?
O resultado foi descobrir que a literatura é acompanhada de quatro funções essenciais, a saber: a catártica, a estética, a cognitiva e a político-social.
Quais são os três gêneros da literatura?
Em sua Arte Poética, tratado produzido entre os anos 335 a.C. e 323 a.C., o filósofo propôs classificar as obras de acordo com sua forma e conteúdo, definindo os três principais gêneros literários que conhecemos hoje: Épico ou Narrativo, Lírico e Dramático.
São exemplos de literatura?
Alguns exemplos de textos literários são: peças teatrais, romances, crônicas, contos fábulas, poemas, etc. Uma das características distintivas dos textos literários é a sua função poética, onde é possível constatar ritmo e musicalidade, organização específica das palavras e um elevado nível de criatividade.
O que é a função social da leitura?
4 A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA Pela leitura, o ser humano não só absorve o conhecimento, como pode transformá-lo em um processo de aperfeiçoamento contínuo. A aprendizagem da leitura possibilita a emancipação da criança e a assimilação dos valores da sociedade.
Comentários