Qual sentido da palavra como?
Indica comparação; tal qual: ele as ajuda como um religioso. Indica adição: no Brasil como no exterior. Etimologia (origem da palavra como). A palavra como deriva do latim “qumodo”, quo modo, com sentido de que modo.
O que significa a conjunção Como?
A conjunção é usada como conectivo (elemento de ligação) entre orações ou palavras de mesma função sintática. … A conjunção subordinativa “como” é um exemplo, pois pode estabelecer diferentes efeitos de sentido e apresentar-se em três orações subordinadas.
Qual a função do Como?
Funções da palavra COMO
- Serve para introduzir as Orações Subordinadas, e assume alguns significados diferentes, dependendo da oração da qual faz parte:
- Pode ser substituída por quando ou logo que.
- Assume a mesma função do por que.
- Tem valor de conforme.
Como usar a conjunção Como?
São conjunções causais: porque, como, que. Exemplo: “Como fiquei doente, não pude ir à aula.” – Concessivas: Introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, mas sem impedir sua realização. São conjunções concessivas: ainda que, embora, mesmo que, por mais que, apesar de que.
Qual a classificação da palavra como?
Refere-se a um advérbio de modo. Introduz uma oração subordinada adverbial, podendo ser classificada, tendo como referência as seguintes circunstâncias adverbiais: * Causal – equivale a porque, já que, uma vez que. Como não foi convidado, optou por não comparecer ao aniversário.
O que pode substituir Como?
2 da maneira que, do modo que, do jeito que, da forma que.
Como é que tipo de conjunção?
Conjunções aditivas – expressam soma. Conjunções adversativas – expressam oposição. Conjunções alternativas – expressam alternância. Conjunções conclusivas – expressam conclusão.
Como ou como que?
Recomenda-se «como que escrito». Usa-se «como se» seguido de oração com o verbo no conjuntivo («como se estivesse escrito»). Depois de «como que», ocorre uma oração com o verbo no modo indicativo ou um predicativo do sujeito realizado por um adjetivo ou uma expressão nominal: 1.
Qual o advérbio de modo?
→ Advérbio de modo Ajuda a especificar a maneira como a ação dos verbos foi feita. São palavras como “bem”, “mal”, “melhor”, “pior”, “devagar”, “rápido”, entre outras. Quando se acrescenta o sufixo –mente a muitos adjetivos, estes passam a ser advérbios de modo.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Quando usar vírgula antes de como?
Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala. Em se tratando de comparações, não.
Qual a morfologia da palavra como?
Conjunção – Introduz oração subordinada adverbial e classifica-se de acordo com as seguintes circunstâncias: * Causal – Equivale a porque, já que, uma vez que. Como não havia preparado, sua apresentação foi péssima. * Conformativa – é substituível por conforme, segundo.
Que morfologicamente Classifica-se Como?
Portanto, ele não faz o papel de substituto de nenhum termo. Conclusão: nesse caso, o “que” se classifica como uma conjunção integrante, pois introduz uma oração subordinada substantiva (subjetiva). Partamos para outro enunciado: As palavras que foram rispidamente proferidas causaram aborrecimentos.
É como se sinônimo?
1 caso, na condição de, na hipótese de, no caso de. Conjunção causal: 2 como, dado que, já que, uma vez que, visto que.
Comentários